Publicado em Eu li..., Eu vou ler...

Olá!

Olá!

Para o meu primeiro post, vou compartilhar dois presentes que ganhei de aniversário e que pretendo ler nas férias (mês que vem #chegalogoférias)…O primeiro de uma professora querida (Denise Tavares) e o outro do meu pp (forma carinhosa de chamar meu padrasto de pai do paraguai).

Os dois livros são de autores que gosto muito. “O Silêncio das Montanhas” é do Khaled Hosseini que escreveu outros dois livros: O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol. São livros lindos, emocionantes, recomendo mesmo! São tristes? São! Podem fazer você chorar? Sim. Mas acho que faz parte do processo, são histórias tristes mas que valem a pena, não tem nada de melodrama ou sensacionalismo, mostra uma realidade difícil mesmo. A Cidade do Sol mostra o drama feminino na sociedade muçulmana de um jeito difícil de aceitar para nós “ocidentais”, deixa aquela dúvida se as situações podem ser relativizadas por conta da cultura ou se não violência é violência e ponto (que é o que penso). Assim que ler o Silêncio eu digo o que achei! Curiosidade matando!

Sinopse dos livros do Khaled:

Silêncio das montanhas – Dez anos depois do aclamado “O caçador de pipas”, o escritor afegão Khaled Hosseini volta à cena literária com “O silêncio das montanhas”. O romance traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O caçador de pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título “fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especialmente os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de “O silêncio das montanhas” tanto quanto eu os amo”. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia –, a história se expande, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

A cidade do sol – Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós.
E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do “todo humano”, somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

O caçador de pipas –  Quando garotos, Amir e Hassan eram amigos inseparáveis, até que um infeliz evento os separa. Anos depois, Amir vai abraçar uma perigosa missão para corrigir os erros do passado – e se redimir de maneira que jamais imaginou – demonstrando o máximo em coragem e devoção a seu amigo.

E tem filme tá! Pode assistir, mas só depois de ler, porque o livro é muito melhor.

O outro, A Rainha Vermelha, é da Philippa Gregory que escreve romances históricos relacionados a monarquia na Inglaterra, já li alguns dela sobre a dinastia Tudor e agora estou na saga plantageneta que comecei com “A Rainha Branca” que é muito bom. Philippa é rainha em misturar história e ficção e retratar a monarquia pela visão feminina com rainhas, princesas e belas mulheres que influenciaram a história com charme, personalidade, influência e amor.

Sinopse de A Rainha Branca: Irmãos e primos lutam entre si para conquistar o trono da Inglaterra neste fascinante relato da guerra das duas rosas, o conflito que opôs a casa de lancaster, cujo simbolo é uma rosa vermelha, á casa de York, representada pela rosa branca. Em meio á guerra, a viuva Elizabeth Woodville desperta a atenção do jovem Rei Eduardo IV, e os dois se casam em segredo.

E virou série da BBC! Que é claro já estou assistindo e está bem fiel ao livro! Estou gostando.

The White QueenPode baixar nesse site aqui. 

Sinopse de A Rainha Vermelha: Irmãos e primos lutam entre si para conquistar o trono inglês neste fascinante relato das guerras dos Plantageneta, dinastia que governou a Inglaterra antes dos Tudor. Mesclando fatos históricos com ficção, Philippa Gregory recria o período com maestria através dos dramas pessoais das mulheres que exerceram papel decisivo nos bastidores do conflito.

É bom ler nessa ordem para entender melhor.

Lista dos livros sobre a dinastia Tudor: 

  • A Irmã de Ana Bolena
  • O Bobo da Rainha (Li)
  • O Amante da Virgem
  • A Princesa Leal (consegui fazer download, mas ainda não li)
  • A Herança de Ana Bolena (tem filme vindo)
  • A Outra Rai­nha (Li)

Infelizmente só li dois dessa lista, eles são um pouco caros, estou procurando para baixar na internet, mas ainda não achei todos.
Achei só A Princesa Leal para falar a verdade.

Obs: Não pensem que estou atoa lendo nada não…to lendo no meu Kobo (que comprei a pouco tempo, to em um momento lua de mel com ele, no próximo post conto do livro que acabei de ler *.*).

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s