Publicado em Eu li...

{eu li} O mercador de Veneza

“Enfeitiçara-me e dividiram-me:

Eu sou metade sua,e, o resto, sua;

Isto é, metade minha e ,sendo assim,

Sou toda sua porque o meu é seu.

É trisite que entre o dono e seu direito

Existam condições e obstáculos.” Pórsia – Cena II – Belmonte

images

Ganhei esse livro inspirador da minha amiga, Camille Velloso, no amigo oculto. Digo inspirador porque além de ser um clássico, é tão, tão bem inscrito, cheio de passagens que da vontade de saber de cor. É minha primeira experiência com um texto “original” de Shakespeare Já tinha lido Sonho de Uma Noites de Verão, em versão para criança e outras histórias num livro que tem aqui em casa em quadrinhos que é uma graça. Gostei muito do livro, tá recomendado. É dos livros que todo mundo precisa ler pelo menos uma vez na vida para conhecer, mesmo que não goste. A história mostra muito a força da amizade, a importância de certos valores como: honestidade, caridade, humildade…etc. Mostra também o ante-semitismo da época.

__________________________________________________________________________________________

Sinopse: “O mercador de Veneza”, comédia em cinco atos, figura entre as obras mais famosas de Shakespeare. Bassânio, nobre veneziano que malbaratou seus bens, pede ao amigo Antônio, rico mercador, três mil ducados para poder prosseguir com dignidade o noivado com a rica herdeira Pórcia. Antônio se dispõe a tomar emprestado o dinheiro a Shylock, agiota a quem antes havia insultado por causa da usura que exercia. Este consente em emprestar o dinheiro sob uma condição: se a quantia não for paga no prazo fixado, Shylock terá direito a uma libra de carne do corpo de Antônio.

_________________________________________________________________________________________

19961929_jpg-r_160_240-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxTem filme:

http://www.youtube.com/watch?v=bKKuPYcaDt4

(EUA – 2004 – Direção de Michael Radford )

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Deixe um comentário

