Publicado em Eu li...

{eu li} + John Green

Lendo os livros do John Green me sinto um pouco adolescente, admito, mas os personagens são garotos e garotas tão cativantes que não consigo não gostar. Acho que deveria ser leitura obrigatória para quem é mais novinho. E para esse público é legal porque não é um livro para meninas ou meninos, como a maioria dos classificados para essa fase.
 neveMinhas últimas leituras foram Deixe a neve cair e Quem é você, Alasca?. O primeiro não é só do John, mas também das autoras Maureen Johnson e Lauren Myracle, que não deixaram a desejar. E conta 3 histórias que se começam na véspera de Natal, numa cidadezinha transformada em refúgio romântico pela nevasca. Encontros românticos, acabam acontecendo nesse mesmo ambiente, com personagens diferentes mas que  se relacionam no final. Adolescentes vivendo experiências amorosas e embaraçosas como só adolescentes sabem fazer. Nesse as histórias são bem leves mesmo e todas terminam com um final feliz e um bom beijo.

Já em Quem é você, Alasca? No começo temos novamente um garoto querendo mudanças na sua vida. Dessa vez a história se passa num internato no Alabama, onde um grupo de amigos se une para pregar trotes na escola, beber e fumar, e dessa união surge uma bonita amizade, mudanças na vida e algo mais.  No livro vemos que as escolhas que fazemos tem sim consequências, que as coisas desmoronam e podem ser reconstruídas e que a vida segue. Sem ser chato ou fazer parecer uma lição de moral. Engraçado que tanto em Cidades de Papel como em Quem é você, Alasca?, John coloca o poder feminino  de bagunçar o mundinho dos garotos, no caso Margo e Alasca são as rebeldes e as que costumam reagir sem freio frente aos problemas e que mudam a vida de quem está perto. Como Miles diz no livro “se as pessoas fossem chuva, eu seria uma garoa e ela um furacão.” É assim, de leve, John nos faz lembrar da importância das pessoas que passam na nossa vida e que deixam mudanças significativas.

alascaSinopse de Quem é você, Alasca?

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras – e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o ‘Grande Talvez’. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

 

 

Veja também os post sobre A culpa é das estrelas, O Teorema Katherine e Cidades de Papel.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

3 comentários em “{eu li} + John Green

  1. Eu meio que sou apaixonada pelos livros do John Green.
    Estou morrendo de vontade de ler ‘Quem é você Alasca?’, só vi opiniões positivas em relação ao livro. Na verdade quero comprar todos os livros dele, atualmente estou lendo Cidades de Papel, estou bem no comecinho mas já estou gostando bastante.

    Beijos, Taty Assis
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s