Publicado em Eu li...

{eu li} Um livro que começa pelo Fim

Fim é um livro que conta a história de cinco amigos cariocas, um grupo que pode até se separar mas não se esquece. Na hora da morte vemos uma retrospectiva dos fatos mais marcantes de suas vidas e do que levou eles até ali. Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro, são apresentados ao público por si mesmos, pela ótica dos amigos e das mulheres que marcaram suas vidas. A cada capítulo o leitor é levado a formar uma nova opinião sobre os personagens, seus desejos, paixões e angústias humanas. Não é um livro para quem espera finais felizes, mas sim reflexões, melancolia e até mesmo rabugices e amarguras que nos fazem rir ao reconhecer causos que poderiam ser contados por um vizinho. Causos tão cotidianos mas que ao mesmo tempo despertam grande curiosidade como se estivéssemos olhando pelo buraco da fechadura a vida alheia. Um livro fino com jeito de crônica, que da para ler num piscar de olhos. A estratégia narrativa de misturar divagações num fluxo de pensamentos, com a narração do que aconteceu e dos diálogos num discurso livre, dão ao texto a sensação de estarmos realmente dentro da cabeça dos personagens, interessados no que eles estão pensando, mais até do que nos fatos em si. Sexo e a importância que damos a ele, jogadas na cara, misturados às frustrações de quem esperava mais do destino, mesmo sabendo que as escolhas feitas poderiam levar a isso.

* Achei umas partes um tanto quanto nelsonrodriguianas: “É a paixão que devora as mulheres, é ela que desperta os sentidos, o olfato, o tato, o paladar, a visão, o arrepiar dos ouvidos.”

Parte da Sinopse: Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos – mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer.
São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão – ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações.
Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas frutos da arguta capacidade de observação da autora.
Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de Fim. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.
Humor sem superficialidade, lirismo sem cafonice, complexidade sem afetação, densidade sem chatice: de que mais precisa um romance para dizer a que veio?

Sinopse completa

fernandaA autora:

Fernanda Torres nasceu no Rio de Janeiro em 15 de setembro de 1965. É atriz e escritora. Há 35 anos mantém uma carreira de sucesso no teatro, no cinema e na televisão, tendo recebido, entre outros, o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de cinema de 1986. É colunista da Folha de S.Paulo, da Veja Rio e colaboradora da revista piauí. Fim é seu primeiro romance.

 

 

Um trecho do livro lido pela autora:

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

7 comentários em “{eu li} Um livro que começa pelo Fim

  1. Oi Thamiris!!
    Desculpa o sumiço, é que semana foi um pouco turbulento rsrs
    Não conhecia o livro e nem sabia que a Fernanda Torres era escritora (vejo que estou por fora do mundo literário rsrs), me parece bem interessante.
    Adorei a resenha flor, e mais uma vez desculpa o sumiço.
    Beijos, Taty Assis.
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s