Publicado em Concursos

Concurso Dia da Poesia

Hoje é  Dia Nacional da Poesia, o dia 14 de março foi escolhido em homenagem a Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho, em 14 de março de 1847. Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Um de seus poemas mais famosos é o Navio Negreiro, escrito em 1869.

E para comemorar a data, vamos ter aqui no blog um pequeno concurso de poesias, poesias de qualquer tema, tamanho, com métrica ou não, são muito bem vindas. Que quiser participar tem até segunda (17/03/2014) – * prorrogado *para enviar o poema para mim no e-mail: miris.paiva.alves@hotmail.com Os jurados serão os próprios visitantes do blog, através de uma enquete, o poema mais votado será o escolhido. Vale pedir para os amigos votarem, claro que vale. Os poemas serão postados aqui no blog na segunda-feira (16/03), todos juntos.

Regras, só algumas…

– Seguir esse blog e curtir a página no facebook.
– Ter endereço no Brasil, para receber o prêmio.
– Comentar nesse post que vai participar e compartilhar o post no próprio facebook.
– Me enviar o e-mail (com o assunto Concurso de Poesia) com o poema, não postar o poema nos comentários, me enviar também nome completo e o endereço. Quem tiver blog, é só me enviar o link que coloco junto.
e-mail:  miris.paiva.alves@hotmail.com
– Uma regra óbvia, só vale poesias feitas pelo participante.

O prêmio

E o prêmio é o livro um livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, que ainda estou escolhendo mas tenho certeza que você vai gostar! Drummond é um dos meus poetas favoritos,  nasceu em Itabira do Mato Dentro – MG, em 31 de outubro de 1902. E é considerado um dos poetas brasileiros mais importantes. “O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo(1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre”. (fonte: site Releituras, mais informações).

Para inspiração:

drummond

Poesia

Gastei uma hora pensando num verso
que a pena não quer escrever,
No entanto ele está cá dentro

inquieto, vivo

Ele está cá dentro e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.

                         Carlos Drummond de Andrade

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

26 comentários em “Concurso Dia da Poesia

      1. Oi Edimaura, infelizmente o prazo para enviar os poemas já acabou! Mas em breve teremos outras novidades aqui no blog!

  1. Não tenho muito jeito pra poesia, então nem vou participar, mas já que vc decidiu dar um livro de Drummond como prêmio, vou indicar a leitura que estou fazendo: Dossiê Drummond de Geneton Moraes Neto. Não é um livro do Drummond, é sobre Drummond: uma entrevista e depoimentos de pessoas célebres, entrelaçadas com fragmentos dos poemas. Fica ae a dica de leitura pra quem realmente gosta do poeta.

    http://mosaicohumano.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s