Publicado em Eu li...

O Clube dos Anjos – Coleção Plenos Pecados: Gula – Luis Fernando Verissimo

SinoO_CLUBE_DOS_ANJOS_1332649607Ppse: Dez amigos reúnem-se desde a adolescência em jantares mensais. São 21 anos em nome dos prazeres da mesa, bebendo e comendo bem. Um certo dia, no entanto, surge um novo cozinheiro com receitas incomparáveis, dando à história nuances de suspense. Um júri formado por profissionais de bibliotecas de Nova York colocou este livro de Veríssimo na lista dos 25 melhores livros da Literatura Mundial.

Essa história é bem surpreendente, faz parte de uma coleção em que cada livro é sobre um pecado (ver lista no final do post), eu ainda não li os outros, mas esse do Veríssimo é fantástico. Gostei muito. É um livro engraçado de se ler, mas que também gera reflexão. Até onde você chegaria para realizar seus desejos mais profundos? Qual o limite desse apetite? Até onde vai a sanidade e a autopreservação quando se trata desses apetites? Aqui temos a celebração da Gula.

Não é todo dia que se quer ver um pastoso Van Gogh ou ouvir uma crocante fuga de Bach, ou mar uma suculenta mulher, mas todos os dias se quer comer, a fome é o desejo reincidente, é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição caba, o sexo acaba, o poder acaba, mas a fome continua, e se um fastio de Ravel é para sempre um fastio de pastel não dura um dia.

 A história é bem interessante, o grupo de amigos descobre nesse novo cozinheiro seu maior prazer e perdição. Mas porque há esse interesse do cozinheiro em apresentá-los tão boa comida e depois acabar com eles. Esse agridoce mistério conduz o leitor, entretido até o final. O livro é curtinho, lembra um grande conto.

 O crime inventado é pior do que o crime real. Porque se o crime real pode ser acidental, ou fruto de uma paixão momentânea, não há notícia de que um crime fictício que não tenha sido premeditado.

 O narrador é Daniel, um dos amigos, que diz estar contando a história para não esquecer e é muito preocupado em deixar claro de que tudo não é uma mera ficção. E que chega ao fim do livro sem parar de falar e mostrando até mesmo outros pecados. A narrativa é bem fluída misturando o passado com alguns devaneio de Daniel. O meu pocket tem 142 páginas, ou seja, é um livro que você pode devorar em um dia. Uma refeição rápida, mas saborosa.

O autor

luisfernandoverissimoLuis Fernando Verissimo é um dos mais respeitados cronistas brasileiros, autor de best-sellers inesquecíveis, como Comédias da Vida Privada e Clube dos Anjos, da coleção Plenos Pecados. Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje, tem um grupo, o Jazz 6. É jornalista, mas do tempo em que não precisava de diploma para exercer a profissão. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Verissimo, sua primeira namorada séria, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro. Fonte

Os outros títulos da coleção:

Mal Secreto – Zuenir Ventura
Coleção Plenos Pecados: Inveja

A Casa dos Budas Ditosos – João Ubaldo
Coleção Plenos Pecados: Luxúria

Canoas e Marolas – João Gilberto Noll
Coleção Plenos Pecados: Preguiça

Xadrez, Truco e Outras Guerras – José Roberto Torero
Coleção Plenos Pecados: Ira

O Vôo da Rainha – Tomás Eloy Martínez
Coleção Plenos Pecados: Soberba

Terapia  – Ariel Dorfman
Coleção Plenos Pecados: Avareza

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

3 comentários em “O Clube dos Anjos – Coleção Plenos Pecados: Gula – Luis Fernando Verissimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s