Publicado em Debates e Reflexões, Dicas

Dia das crianças é dia de ler com elas e para elas!

Hoje é dia das crianças e muitas delas querem ganhar brinquedos. Mas que tal, além do brinquedo dar também um livro? Pode ser um pequeno, se a criança for pequena e cheio de imagens. Pode ser do assunto que ela mais gosta… Se a preguiça de ler bater ou ela ainda não souber como juntar as palavras, leia para ela. Não há criança que não goste de ouvir uma boa história, mesmo que seja só antes de dormir. E se ela não parar quieta se esforce, porque ler e ouvir também é uma questão de hábito. Não desista! Faça vozes, mostre interesse na história, faça perguntas… há muitas formas.

A leitura ajuda a desenvolver o repertório, formar o senso crítico, aumentar o conhecimento e o vocabulário, estimula a imaginação e a criatividade, e, é claro, ajuda a aprender a ler e escrever.

Pedi a minha irmã, Ana Clara (7 anos), para indicar os livros que ela leu recentemente e gostou:

o urso com musica na barrigaPublicado pela primeira vez em 1938, o livro O Urso com música na barriga, conta a história de uma família de ursos que mora no Bosque Perdido. A vida era calma na família do Urso-Pardo, marido da Ursa-Ruiva e pai do Urso-Maluco. Até que uma idéia de Dona Ursa-Ruiva muda toda a história: ela decide encomendar à Cegonha uma irmãzinha para o Urso-Maluco. Este, todo animado, escreve uma carta à Cegonha-Cor-de-Rosa pedindo não uma irmãzinha, mas um irmãozinho – e com música na barriga. O pedido do Urso-Maluco é atendido e começam as aventuras de um urso diferente. O dr. Cavalo quer operá-lo, mas Pai-Urso e a Mãe-Ursa não deixam. O Urso-com-Música-na-Barriga precisa descobrir como fazer com que entendam a sua linguagem. Ele vai crescendo até o dia em que é confundido com um urso de brinquedo e vai parar na casa de um menino muito rico, onde corre sérios riscos de vida. Eva Furnari, um dos grandes nomes do livro infantil brasileiro, assina as ilustrações e o projeto gráfico especiais da Coleção Erico Verissimo. Autor de livros clássicos como Olhai os lírios do campo e O tempo e o vento, Erico começou a escrever livros infantis na década de 1930, mesma época em que estreava na literatura adulta. As histórias infantis do autor são marcadas por um estilo ágil, construído com frases curtas e bem-humoradas. Como era comum na época, as narrativas procuram divertir o leitor, mas também instruir e apresentar modelos de comportamento.

ameninadonomeenfeitado

A menina de nome enfeitado é um livro infantil da jornalista Míriam Leitão, que teve no ano passado, com A perigosa vida dos passarinhos pequenos, sua bem-sucedida estreia na literatura infantil. A história se passa em um sítio onde tia e sobrinha brincam com letras para falar às crianças do mágico mundo da leitura. As belas ilustrações de Alexandre Rampazo complementam a narrativa criando um ambiente de imaginação e leveza para o caso de Nathália, uma menina “muito sabida e bonita” que está deslumbrada com o fato de que, juntas, as letras formam palavras. A menina, no entanto, está encucada com uma letrinha que ela não atina para que serve: o “h”. O livro é para ajudar as crianças na fase da alfabetização, mas o sentido maior da aventura de tia Nininha e a sobrinha Nathália é mesmo seduzir as crianças para o maravilhoso mundo da leitura.

download

 Contos de Grimm é o nome dado para as histórias recolhidas do folclore alemão, no século XIX, pelos irmãos Jacob Ludwig Carl e Wilhelm Carl Grimm, mais popularmente conhecidos como “Irmãos Grimm”. Criadas pela imaginação popular e depois publicadas na forma impressa, elas atravessaram gerações e continentes, e continuam até hoje a encantar crianças e adultos. Neste volume, clássicos como Cinderela e A Bela Adormecida, além de muitas outras histórias emocionantes.

O meu presente de dia das crianças para ela foi o livro do Erico Verissimo, O Urso com música na barriga. Vários outros autores clássicos também se dedicaram a escrever para as crianças. Na lista do site Educar para crescer você encontra dez autores como: Pablo Neruda, José Saramago e Clarice Lispector.

Dez-bons-conselhos-de-meu-paiFonchitoLivroDasPerguntasO_MISTERIO_DO_COELHO_PENSANTE_1241970731PSilencio-da-agua

imagesOutra autora infantil, que eu tive a oportunidade de redescobrir é a Bia Bedran. Quando eu era criança conheci seu trabalho musical, mas só recentemente fazendo uma entrevista para a faculdade descobri que ela se tornou também escritora. Ela me presenteou com o livro O Palhaço Biduim, que achei uma graça e a Ana Clara também aprovou.

 O palhaço Biduim levava uma vida boa até a chegada de uma bruxa que desperta nele sentimentos duvidosos… Este livro conta a história do palhaço Biduim, que um dia ficou triste, mas conseguiu ter sua felicidade de volta. Com uma linguagem repleta de musicalidade, Bia Bedran mostra às crianças que a felicidade não depende de fama e dinheiro, e está presente nas coisas. Outros livros dela.

capa barnaby

Outro livro que acho que toda criança e futuros pais (na verdade acho que todo mundo) deveriam  ler é o  A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket do John Boyne, que trata principalmente do respeito às diferenças e discute com uma simplicidade encantadora que a normalidade não existe. A história é uma linda alegoria ao preconceito que as pessoas têm com aquilo que consideram anormal, lembra muito uma fábula. Barnaby é um menino que nasceu com o dom de flutuar, sem o menor controle sobre isso, o que para muitos é uma situação fantástica, pareceu algo terrível aos olhos de seus pais que se consideravam normais demais. Juntos decidiram que era melhor abrir mão do filho caçula para sua vida voltar a ser perfeita, e o abandonam com muito pouco pesar. Leia aqui a resenha completa do livro

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s