Publicado em Outros

{eu li} Sob a redoma – Stephen King

sobaredomalivroSinopse: Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.

Sob a redoma é um livro impactante e surpreendente, apesar da redoma cair sob a cidade de Chester’s Mill logo no começo do livro, Stephen King consegue manter o suspense e o interesse na leitura do começo ao fim (e olha que o livro é beeeem grande). Aos poucos o mistério de como e porque foi criada a redoma para mim deixou de ser tão importante e sim a torcida para que os personagens do bem se salvassem. O livro não é focado na redoma, mas nos pequenos e grandes problemas/segredos dos moradores da aparentemente pacata cidade. Uma ficção científica muito humanizada. A forma com que ele traça os perfis dos personagens faz com que o leitor sinta que faz parte daquela cidade, que também conhece todos e todos os cantos do lugar.

Todos foram divertidos de escrever, eu amo esse livro e amo as pessoas que estão nele. Stephen King

Medo e Poder

A Redoma aos poucos traz para a cidade vários tipos de problema, mas o principal é que o livro faz uma boa análise do que algumas pessoas se transformam em situações extremas. O comportamento das pessoas dentro da cidade é posto em cheque a todo momento, e pode surpreender a todos. É um livro cheio de situações que dão um nó na garganta, nada bonitas de se ler.

O governo da cidade é feito por e vereadores em uma hierarquia, apesar de não ser o primeiro vereador, Big Jim Rennie, que já estava acostumado a mandar na cidade aproveita a situação para colocar o poder de vez em suas mãos. Em poucos dias ele consegue o que muitos ditadores levaram anos para conseguir, através do medo das outras pessoas ele as manipula. Também usa a força e uma rede extensa de mentiras. Sua sede de poder é tanta que por achar que a redoma vai durar bastante ignora totalmente os comandos externos. Ele não é o único vilão da história, mas quem lê percebe logo que é o principal problema. Coloque as pessoas em extremo stress e elas vão querer que alguém as salve de alguma forma mesmo que aparentemente torta.

Nem todos os moradores de Chester são bananas e atendem aos comandos de Jim. King criou personagens que aprendemos a valorizar a vida (mais até do que o próprio autor) e torcer pela sobrevivência. Que fica cada vez mais difícil ao longo do livro, prepare o coração! Dale Barbara , ex-oficial do exército a contragosto acaba se tornando o líder da resistência, que também inclui uma jornalista, jovens, e outros moradores que não concordam com a política de Big Jim.

Ecologia

Com a redoma em volta da cidade o clima muda muito, uma onde de calor acontece e o cheiro com o passar do tempo passa a não ser muito agradável. O próprio autor contou que queria tratar a situação do nosso planeta de uma forma leve, mas que as pessoas pudessem perceber que o nosso mundo é frágil. Em tempos de aquecimento global e efeito estufa não é difícil de imaginar a vida na redoma.

O autor fala sobre o livro

A série

A série é uma história a parte, eu vi poucos episódios, mas dá para perceber que foram feitas muitas mudanças em cima dos personagens e situações. A proposta também envolve um período mais longo das pessoas presas na redoma do que o livro, o que muda totalmente os eventos. Para quem gosta de adaptações fiéis não indico.

Veja também a resenha de Novembro de 63 do mesmo autor.

Personagens de Sob a Redoma. (Stephen King BR)

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

8 comentários em “{eu li} Sob a redoma – Stephen King

  1. Esse é o único livro do Stephen que eu ficava em dúvida se queria ou não ler. Ok, passei por aqui e olha só o que acontece: quero ler imediatamente hahaha.
    Adorei sua análise, sempre tão honesta, e ela me fez entender mais sobre o enredo e super desejar o livro.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s