Publicado em Eu li..., Tem filme!

{eu li e vi} Simplesmente acontece

simplesmente aconteceSinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se muda com sua família para os Estados Unidos. Através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Tenho que discordar da sinopse quando diz que eles aprenderam a viver sem o outro, não é verdade, mesmo sem se encontrar, Rosie e Alex continuaram se falando por e-mails, cartas, mensagens… E nos períodos que isso não aconteceu, ambos sentiram muita falta um do outro. Então não aprenderam isso não, seguiram a vida adiante sim, namoraram e casaram, mas sempre na dependência de um olá, um como você está, parabéns e etc…

O livro Simplesmente Acontece começa muito divertido, somos apresentados a uma amizade infantil, muito divertida através de bilhetes trocados na escola. O casal não se desgrudava quando criança, e aos poucos vão crescendo diante do leitor, entrando nos mistérios da adolescência, vemos as dificuldades e vantagens de se ter um melhor amigo do sexo oposto.

O livro é um romance totalmente epistolar, também temos um pouco de diálogo quando a troca é de mensagens instantâneas, mas muitos e muitos e-mails. Não são recados trocados somente entre Alex e Rosie. Temos a família dos dois, os amigos, e outras pessoas que ajudam a contar a história dos períodos que eles não estão juntos, que são muitos.

Os dois tinham tudo para ficar juntos mas sofrem alguns (muitos) revés do destino, no começo a trama funciona muito bem e leva os dois para parceiros diferentes, naturalmente, e os dramas realmente não poderiam manter os dois juntos. Os dois precisavam de tempo para fazer o que é necessário, mesmo que não sendo a preferência dos dois.

Mas com um tempo o ritmo da leitura cai bastante e algumas situações se tornam um pouco forçadas, os dois pensam demais nos outros, o altruísmo fica exagerado mesmo quando se trata de pessoas da família. Fiquei um desapontada com algumas escolhas dos dois personagens. Mas eles são humanos né. No final já estava mais preocupada de que o livro acabasse e eles ficassem logo juntos (um UFA) do que com a emoção do momento. Como uma amiga me disse sobram páginas nesse livro. Mas não tem como desgostar totalmente do livro, porque alguns diálogos e histórias são muito engraçados, mas fica longe de ser um dos favoritos, porque a autora perdeu um pouco a mão, apesar da ideia ser boa. Acho que ela quis definir o destino de muitos personagens também se atendo a alguns detalhes não tão relevantes em momentos que o leitor só quer saber do Alex e da Rosie. Leia com paciência.

O filme

filme (Love, Rosie) foi dirigido por Christian Ditter, Rosie é interpretada por Lily Collins (Instrumentos Mortais e Espelho, espelho meu) e Alex por Sam Claflin (Jogos Vorazes e Branca de Neve e o Caçador). O filme é o resumo do resumo do livro, assim senti falta no filme de alguns diálogos e situações bem engraçados. A Rosie passa por menos perrengues financeiros no filme do que no livro. Alguns personagens foram encurtados ou simplesmente cortados, a história também acaba muitos anos mais cedo do que no livro, mas a essência da história está presente. O corte diminuiu a enrolação do meio do fim pra história, e também demonstrou uma vontade maior dos dois ficarem juntos e lutarem contra as barreiras do que no livro.

Acho que a maior lição do livro e do filme é que se você tem certeza que ama alguém DIGA!

A autora

 cecelia ahernCecelia Ahern também escreveu o famoso P.S. Eu te amo (aos 21 anos), que deu origem ao filme (sucesso, emocionante). Não li o livro, mas gostei muito do filme, a autora já flertava com as cartas e mensagens né. A irlandesa se formou em Jornalismo e Comunicaçãp. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1. Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?, que ganhou um Emmy. Seus livros foram publicados em 46 países e foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Trailer de P.S. Eu te amo

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

3 comentários em “{eu li e vi} Simplesmente acontece

  1. Oi Thami!!
    Conheci o filme e o livro através da Taty e senti um nó no peito vendo o trailer. Eu pensei: será um filme que irei me emocionar muito.
    Como a Taty já comprou o livro, tratei logo de pedir emprestado rsrsrs. Eu gostei muito mesmo de saber sua opinião sobre o livro. Claro que já fiquei ansiosa de imediato para saber se os dois terminarão juntos, e não sei se essa ansiedade será um ponto alto ou baixo para meu aproveitamento da leitura.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

Deixe um comentário

