Publicado em Eu li..., Tem série

{eu vi} Série The Casual Vacancy (Morte Súbita)

casual vacancy5
The Casual Vacancy

Na semana passada terminei de assistir a série The Casual Vacancy (3 episódios), produzida pela BBC, baseada no livro da J.K. Rowling, no Brasil publicado como Morte Súbita. (Veja mais sobre o livro aqui). A história começa com a morte de Barry FairBrother inesperadamente aos quarenta e poucos anos, morte que faz tristeza de uns e alegrias de outros. Barry fazia parte do conselho da paróquia que decide algumas situações importantes do vilarejo de Pagford e era a pedra no sapatos de alguns moradores (o lado rico). O personagem humanista sai de cena deixando uma vaga no conselho e então a briga começa.

casual vacancy3
Barry FairBrother (Rory Kinnear)

“A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo”. Além de segredos revelados característicos de cidades pequenas onde todos acham que se conhecem bem, temos uma boa análise social de como as pessoas viram as costas pros mais necessitados e como o sistema não funciona.

casualvacancy4

Nesse quesito o livro é um grande soco no estômago, já na série isso ficou bem mais atenuado por uma mudança no final e por serem apenas 3 episódios. No último a história foi um pouco espremida para caber. Assim, não foram explorados alguns dramas, como a violência doméstica que ficou na base da sugestão. Poucos personagens foram deixados de fora, mas alguns não tiveram seu potencial revelado na trama. Mas, a série ficou boa também, só perde em comparação com o livro.

A parte visual da série é incrível, tanto a caracterização dos personagens como a edição e a fotografia. Conseguiram deixar o vilarejo com um retrato bem pacífico em contraste com seus personagens. Muito diferente de Fields, o vilarejo que era o campo, mas que se tornou uma pequena “favela” e onde estão os personagens necessitados, que vão a Pagford par receber tratamentos ou deixar o filho na creche, serviços que funcionam em um lar, que os ricos da cidade personificados no casal Mollison querem transformar em um spa.

casualvacancy
Krystal (Abigail Lawrie)

As atuações são muito boas, grande destaque para Abigail Lawrie, que faz a Krystal, filha de uma dependente química que ao mesmo tempo é carinhosa com o irmão e dura com os outros para se proteger. Berry é interpretado por Rory Kinnear e odioso Howard Mollison pelo incrível Michael Gambon (nosso eterno DUmbledore). Os outros personagens também são bem fiéis aos do livro.

casual vacancy2
Howard Mollison (Michael Gambon)

Dessa forma, gostei de quase tudo na série, apesar de achar que pra quem não conhece a história do livro o primeiro episódio talvez não seja tão atrativo. Mas a história é um soco no estômago e faz refletir, vale a pena conhecer e acompanhar, mesmo que nessa versão em que suavizaram muito, principalmente o final que no livro é um atropelamento em quem está lendo. Gostaria de saber porque escolheram a mudança, talvez para não deixar o final muito sombrio. Mas podiam ter apelado para a comoção que isso gera nos personagens no livro e não simplesmente tirar fora. E também terem apostado em mais episódios.

Veja mais sobre os livros que J.K. publicou com o pseudônimo Robert Galbraith: O Chamado do Cuco e O Bicho da Seda.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Um comentário em “{eu vi} Série The Casual Vacancy (Morte Súbita)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s