Publicado em Outros

{eu li} As luzes de setembro – Carlos Ruiz Zafón

AS_LUZES_DE_SETEMBRO_1378158664BSinopse: Durante o verão de 1937, Simone Sauvelle fica de repente viúva e abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora na mansão Cravenmoore com a esposa doente.

Encerrando a temporada de resenhas sobre os livros juvenis do Zafón aqui do blog, trouxe a resenha do As luzes de setembro, como já alertei a trama desse é bem parecida com a de O Príncipe da Névoa, mas achei essa história bem melhor. Temos novamente uma família que foge da guerra para um refúgio perto do mar, paradisíaco e cheio de mistérios. Depois da morte do pai da família, as mulheres da casa tomam as rédias da situação junto com Dorian o caçula. Depois de muitos infortúnios a situação parece melhorar com a nova casa, emprego e amigos. Mas que segredos um homem solitário pode esconder na névoa?

Esse livro traz um personagem interessantíssimo, um criador de brinquedos de vários tipos e tamanhos, que teve uma infância difícil e que logo fica claro que esconde algum segredo. Zafón nos faz viajar nas descrições da casa e de seus truques encantadores ou assustadores dependendo da hora. Nessa história os traumas do passado e a melancolia de quem perde aquilo que ama pelos próprios erros está de volta de uma forma mais dura.

Misturando situações inacreditáveis e perigo, com o primeiro amor e a amizade, Zafón traça as linhas de um romance arrepiante. Em que quando você pensa que já sabe tudo, é surpreendido novamente. Esse é o livro que fecha a Trilogia da Névoa – a reunião de três livros juvenis de Zafón, que conta também com O Príncipe da Névoa e O Palácio da Meia Noite (resenhados anteriormente). Embora seja uma trilogia, as histórias não dependem uma da outra, mas tem o mesmo toque. Não recomendo fazer como eu e ler um livro dese atrás do outro, a semelhança pode incomodar os mais velhos, mas o livro traz uma boa história. Dessas que você poderia saber de cor para contar para alguém. Indicado para todas as idades apesar do título juvenil.

Veja as resenhas dos outros livros do autor.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

3 comentários em “{eu li} As luzes de setembro – Carlos Ruiz Zafón

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s