Publicado em Outros

{livros infantis} Uxa ora fada, ora bruxa – Sylvia Orthof

Novidade aqui no blog! Todo sábado minha irmã vai falar de um livro infantil no canal do blog. É uma visão de criança para criança, sobre livros que ela leu e gostou. É uma forma que vi de tentar incentivar outras crianças a lerem, minha mãe sempre foi muito preocupada em fazer a mim e meus irmãos lerem e só tenho a agradecer por isso. Espero que vocês gostem e mostrem para os seus filhos, irmãos e outras crianças que estiverem por perto. Assistam e comentem!

20150708_143133Uxa ora fada, ora bruxa
Uxa é uma personagem diferente. Ela é uma bruxa que não vive só de maldades: tem momentos de doçura e gentileza, como todo ser humano. Prêmio “O melhor para a criança”, da FNLIJ, selecionado para os programas Salas de Leitura, da FNDE, Cantinho de Leitura.

sylvia_orthof_credito_acervo_da_familiaA autora:

Dramaturga, atriz, pesquisadora, escritora… A carioca Sylvia Orthof, nascida em 1932, esbanjava talentos. As histórias contadas por sua mãe povoaram sua infância, e sua primeira paixão literária foi Monteiro Lobato.  Na adolescência, Sylvia decidiu ser atriz. E não é que o sonho deu certo? Logo começou a atuar nos palcos e foi estudar teatro em Paris. De volta ao Brasil, atuou no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e em peças para a televisão, escreveu para teatro de bonecos, coordenou o Teatro do Sesi…  Em meio a tantas atividades, Sylvia nunca deixou de lado o gosto pelas letras e, em especial, pelas histórias para crianças. Fundou a Casa de Ensaios Sylvia Orthof em 1975, que produzia apenas espetáculos infantis. Sylvia gostava de cantar, dançar, desenhar e até de costurar bonecos e roupas para os espetáculos.  Da dramaturgia, partiu rumo à literatura infantil. Em 1975, foi convidada a escrever um conto para a revista Recreio — foi o primeiro passo para que o literatura infantil nacional ganhasse uma de suas maiores autoras.  Seu primeiro livro foi lançado em 1981: Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro. Na Ática, é uma das principais autoras da consagrada coleção Lagarta Pintada, da qual fazem parte os premiados títulosA vaca mimosa e a mosca Zenilda (que recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial), Maria vai com as outras e Fada Cisco Quase Nada.  Sylvia foi dona de um texto ágil, repleto de criatividade e de um riso contagiante. Faleceu em 1997, deixando mais de cem livros publicados para os pequenos leitores. Fonte: Editora Ática

Compre o livro em um kit com Pequeno Príncipe e Pluft, o fantasminha.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Um comentário em “{livros infantis} Uxa ora fada, ora bruxa – Sylvia Orthof

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s