Publicado em Tags

{tag} No país das maravilhas

alice_pais_maravilhas-disneyOlá, para comemorar o aniversário, de 150 anos, do livro Alice no país das maravilhas, do Lewis Carroll, resolvi responder a tag No país das maravilhas!A regra é simples encontrar um livro de acordo com cada personagem da lista. A tag foi criada pelo canal Menino dos Livros. Eu respondi em vídeo e em texto, pode escolher o que você preferir! Não deixe de comentar

alice caindo 21 Alice: um livro que te fez cair em um mundo completamente diferente

Harry Potter e a Pedra Filosofal, da J.K. Rowling. Fácil a resposta, porque é um dos meus livros favoritos até hoje. Esse livro que li bem novinha me fez literalmente cair num mundo novo, o bruxo, e me encantar totalmente. É um livro muito bem escrito, com muitas criaturas, poções, novos esportes, lugares incríveis, costumes, tudo muito diferente do real. Mas ao mesmo tempo o leitor se reconhece nos momentos de amizade e amor, que apesar de toda aventura e desafios que acontecem na história, para mim são os temas chaves. O amor é a maior magia que há e isso fica muito claro. Acredito que todo mundo conheça  história, então não vou ficar repetindo. Quem não leu tem que ler. Todos os livros viraram filmes e apesar de algumas escorregadas são boas adaptações. Qual livro fez você cair em outro mundo?

chapeleiro2. Chapeleiro Maluco: um livro com um protagonista louco

Uma estranha simetria da Audrey Niffenegger. O termo louco é complicado, porque todo mundo tem sua loucura interior, problemas que para os outros possam parecer maluquice. Mas escolhi esse livro porque nele tem alguns personagens que não conseguem viver da forma mais saudável possível por alguns problemas. É difícil escolher quem são os personagens principais desse livro, porque todos são importantes. Temos gêmeas que tem uma dificuldade de viver cada uma a sua vida e isso da muita confusão. Suas mães também eram assim então segredos de família aos poucos são revelados.Temos uma fantasma que deixa a dúvida se é real ou imaginação, mas que também não aceita sua condição. Temos relacionamentos difíceis. E temos um personagem com um TOC muito grande, que foi o que eu mais gostei na história toda. Que é o Martin. E ele para mim é o personagem mais interessante e bem colocado (comentário sobre o livro).

white-rabbit-with-watch-53. Coelho branco: um livro que atrasou sua leitura; 

Isso de atrasar a leitura é um termo complicado, porque ler não é perda de tempo nunca. Mas o Queda de Gigantes eu demorei um pouco mais a ler, amei o livro, mas tinha algumas passagens da guerra um pouco arrastadas, mas que não me impediram de gostar. Ele fala da primeira guerra mundial, desde os primórdios do conflito, o que levou a ele e também das transformações que ocorreram durante a guerra. Mostrando o conflito por várias frentes, com personagens de diferentes países, você nem tem como torcer para país nenhum porque todos os personagens estão em perigo e todos  os países tem sua parcela de culpa. E também das mudanças sociais geradas por conta da I Guerra Mundial (resenha).

cheshire24. Gato risonho: um protagonista que te fez rir muito

Pensei de cara no Gus de A culpa é das estrelas do John Green, porque ele é um personagem leve que apesar de ter um grande problema de saúde raramente perde o bom humor. Ele é ao mesmo tempo fofo e engraçado. Tanto vendo o filme quanto lendo o livro não tem como não achar graça das tiradas dele (resenha).

lagarta azul5. Lagarta Azul: um livro que fez você refletir;

 A resposta certa seria todos os livros que eu considero meus favoritos, porque eu gosto de livro que me faz pensar, e não os que você fecha e acabou. Americanah conta a história de um Nigeriana que vai morar nos Estados Unidos e ela passa inúmeros perrengues. Ele foi escrito pela também nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. O livro fala muito sobre o choque cultural e o preconceito contra as pessoas negras e as mulheres. A autora é brilhante, a personagem tem um blog em que ela faz avaliações das situações que vive de maneira sarcástica, inteligente e afiada. Se você não sabe o que argumentar com uma pessoa preconceituosa aí está mais um motivo para ler o livro. todos deveriam ler nesse momento surto de preconceito que estamos vivendo aqui. Não é porque a história se passa na Nigéria e nos EUA que não dá para fazer muitos paralelos com o Brasil, infelizmente, estamos vivendo um preconceito assustador contra negros e homossexuais (resenha). A autora além de ser uma grande escritora, é ativista e feminista.

Tweedledee e Tweedledum6. Tweedledee e Tweedledum: Dois livros parecido

As brumas de Avalon da Marion Zimmer e A senhora das águas da Philippa Gregory. Essa tag foi difícil, é fácil pensar em livros que são dos mesmo autor como os do Zafón e do Da Brown que tem muitas semelhanças entre si. Ou em Jogos Vorazes e Divergente que vi que teve blogueiro que escolheu, apesar de Jogos ser muito melhor. Mas eu queria escolher um livro diferente, então escolhi esses porque neles temos a história de reis e rainhas, as tramoias políticas, nos dois a atitude e importância das mulheres é valorizada no enredo. E também tem um lado místico na história, nas Brumas tem mais por ter Avalon com as sacerdotizas, a Morgana (fala da história do Rei Arthur), e no A Senhora das Águas temos uma família que é considerada descendente de Melusina, um ser como uma sereia, mas que tem vários amuletos, simpatias e até mesmo bruxarias, pode se dizer assim, e são envolvidas e influenciam na política e na vida da corte inglesa (o enredo é a história dos Plantagenetas – resenha).

rainha7. Rainha de copas: Um autor que mata varios personagens.

Acho que ninguém ganha do George R.R. Martin, impossível escolher outro autor do que o de As crônicas de gelo e fogo. É um livro que se passa em outro mundo e em que as Casas (clãs/famílias) estão em guerra, então muita gente morre, mas esse autor é ímpar porque personagens heróicos, importantes, e que normalmente não morrem nos livros vão morrendo. Até chegar um ponto em que você não faz ideia do que pode acontecer. Porque o autor ainda não terminou de escrever.E ainda tem a série da HBO também, Guerra dos tronos, que está adiantada em relação ao livro, dando spoilers e matando mais gente.

Espero que tenham gostado da tag! Quem quiser responder fique a vontade!

beijos

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s