Publicado em Eu li

Tommy & Tuppence – livro 1 e livro 2 – Agatha Christie

#sorteioagatha125anos

Tommy e Tuppence são um casal de detetives criado pela rainha do romance policial, Agatha Christie, eles aparecem em cinco livros. No primeiro livro O inimigo secreto, eles já se conheciam, mas ainda não namoravam. Nos outros livros eles já estão juntos e temos saltos temporais nas narrativas, no último eles aparecem já velhinhos. Eu já tinha lido vários livros da Agatha, só que com o personagem Hercule Poirot e fiquei bastante surpresa com a diferença entre o estilos dos personagens. Nesses os detetives fazem espionagem, se disfarçam e são bem amadores (alguns consideram livros ruins…). Resolvi começar a ler os livros por causa da nova série baseada no casal feita pela BBC, para comemorar o aniversário de 125 anos da autora no dia 15 de setembro. Nós também estamos comemorando com o sorteio do KIT Agatha Christie e Mistério (no dia 15 que você já pode participar) e post toda semana, tudo isso em parceria com o Literaturapolicial.com. Eu já li dos livros do casal que vou dividir com vocês nesse post e assisti aos 3 primeiros episódios da  nova série (se prefirir pode ver a resenha em vídeo no final do post ou ir direto ao nosso canal.

*quem preferir a resenha em vídeo pode ir para o final do post ou direto ao nosso canal.

O inimigo secreto

o inimigo secretoSinopse: Cansados da rotina, dois jovens decidem fundar uma empresa nada convencional, especializada em investigações, a Jovens Aventureiros Ltda. O primeiro caso era um desafio que intrigava a Scotland Yard: o desaparecimento da americana Jane Finn, levando com ela documentos secretos que poderiam comprometer o governo inglês. Mas Thomas Beresford e Prudence Cowley – ou simplesmente Tommy e Tuppence – não são os únicos interessados em descobrir o paradeiro desses papéis. A mesma busca é empreendida por um homem misterioso e perigoso, conhecido como Sr. Brown, um mestre na arte do disfarce, que pode aparecer do nada e desaparecer em seguida sem deixar qualquer rastro. 

Nesse livro o casal se envolve sem querer em uma grande aventura, após ouvir uma conversa sobre a tal Jane Finn, várias situações o levam a buscar o paradeiro da moça. Depois que eles colocam um anúncio no jornal pedindo informações sobre a desaparecida começam a receber todo tipo de atenção e chegam a ser “contratados” para desvendar o caso. Além do desaparecimento da moça o maior mistério do livro é a identidade do Mr. Brown, uma figura que nem mesmo seus capangas sabem ao certo a identidade e cujas verdadeira motivações são um mistério.

Além do caso, o livro retrata uma situação inglesa pós guerra, com grande medo dos bolcheviques. Na própria Inglaterra o movimentos dos trabalhadores já era forte e esses supostos documentos representam para os agentes uma ameaça. Mas onde estariam eles? Onde está a Jane? E quem é Mr. Brown? É isso que nosso casal principal tenta responder, mas não é uma tarefa fácil, todos os dois vão bancar os espiões e contar muitas vezes com a sorte. Ambés se encontraram em perigo, com arma na cabeça ou amarrados e sequestrados. A narrativa é bem dinâmica, cheia de idas e vindas. No geral eu gostei do livro, mas ainda prefiro os com o Poirot.

tommy e tuppence2É engraçado de ver também o jeito dos personagens Tuppence é louca por uma aventura e por se casar com um homem rico, o que não é o caso de Tommy (isso fará ela rever seus conceitos). Ela também se acha uma moça muito esperta e inteligente. Tommy é um pouco menos empolgado com o caso e muitos o acham menos esperto, mas quando ele se envolve de vez na trama não consegue mais largar as pistas que encontra.

Na nova série, Partners in crime (nome do segundo livro), muitas mudanças foram feitas, o primeiro caso a ser resolvido é o mesmo de O inimigo secreto (três primeiros episódios da série), mas na série eles já estão casados, Tommy no começo não está nem um pouco interessado em participar de um mistério (o que combina mais com seu estado no começo do segundo livro), eles já tem um filho (Tuppence só engravida no final do segundo), August, o menino que os ajuda no livro, na série é um homem que era amigo de Tommy do exército, e Carter o “chefe” que os contrata como último recurso no primeiro livro, mas que acredita na esperteza deles no primeiro livro é um velho ranzinza que vive a distribuir esporros no casal na série e que não tinha intenção de contratá-lo além de ser tio de Tommy. Fora isso quase todas as situações acontecem diferente do livro, não na essência, mas em personagens ao redor e lugares em que se passam. Enfim, não é uma série para quem gosta de ver roteiros fieis ao livro. O próximo caso pelo que vi da propaganda será baseado no livro M ou N? (terceiro livro que o casal aparece).

O casal já foi adaptado para uma série em 1984,  pela LWT (London Weekly Television) The Partners in Crime TV Series, com 10 contos adaptados do livro Sócios no Crime e mais cinco de outras histórias, nunca vi mas parece ter sido um sucesso na época. Também já foram feitas séries sobre Miss Marple e Poirot (vi alguns episódios no youtube). Saiba mais.

Sócios no crime

sócios no crimeNo livro Tommy e Tuppence passam a gerir, a falida Agência Internacional de Detectives Blunt. Juntos, Tommy e Tuppence divertem-se enquanto resolvem uma série de casos. Na lista de personagens envolvidas na ação encontram-se uma bela atriz, um explorador do Ártico, um embaixador estadunidense e muitos mais.

No livros eles passam a gerir essa agência a pedido de Carter, como um negócio de fachada. Depois de casados e vivendo uma vida confortável, a história se passa seis anos após sua primeira aventura, Tuppence está bem entediada com a vida doméstica e não vê a hora de que algo aconteça, já Tommy diz que para ele nada mudava.

Não_respondeu Tommy_, pelo menos acho que não; Está tudo muito bom para desejar que aconteçam  algumas coisas_que podem não ser agradáveis. _ Como os homens são prudentes_ suspirou Tuppence. _ Você nunca sente um desejo sorrateiro e ardente por romance, aventura, vida? _O que você tem lido Tuppence? _ perguntou Tommy. _Não seria emocionante_continuou Tuppence_

Carter os convida a dirigir a agência para investigar um caso, ao que parece o Sr. Blunt (ex-dono da agência) estava ligado aos russos de alguma forma, e recebia cartas e informações. Tommy vai se passar por Sr. Blunt e interceptar essas cartas, enquanto trabalham nesse caso maior, eles vão continuar bancando os detetives e desvendar vários casos. Logo eles vão ver como são amadores e usar de todo tio de literatura policial a mão para aprender com outros detetives. É bem engraçado o livro é cheio de referências a detetives famosos da literatura como Sherlock de Conan Doyle e Poirot da própria autora. Tommy decide imitar vários personagens no estilo de investigação e até imitando frases, o jeito de falar, o que usar (fazendo uma paródia). Ao todo são cuidados pelos detetives 15 casos de todo tipo: familiares, assassinatos, roubo e até quadrilhas. E os personagens estão sempre refletindo o quanto a sorte os ajudou ou o quanto conseguiram por suas habilidades.

É engraçado ver como Tuppence oscila entre a mulher que precisa de proteção e a que toma a frente do caso. Tommy está o tempo todo tentando coloca-la em segurança e na posição de ajudante, mas ela vai disputar sempre o seu lugar ao sol como detetive. Eu gostei mais desse livro do que do primeiro, é bem movimentado e algumas soluções conseguem te surpreender.

Não esqueça de participar do sorteio do KIT Agtha Christie e Mistério! Veja o post anterior!

Resenha em vídeo:

Veja também: Resenha de A extravagância do morto – Agatha Christie

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

2 comentários em “Tommy & Tuppence – livro 1 e livro 2 – Agatha Christie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s