Publicado em Eu li

{eu li} O caso dos dez negrinhos (E não sobrou nenhum) – Agatha Christie

cc3adrculo-do-livro-para-os-dez-negrinhosSinopse: Oito pessoas de diferentes classes sociais são convidadas para passar as férias em uma mansão na Ilha do Negro por um Sr. e Sra. U. N. Owen. Ao chegarem, o mordomo e sua esposa, Thomas e Ethel Rogers, dizem que os anfitriões não estão ainda na ilha. Nos seus respectivos quartos, cada hóspede encontra um retângulo de pergaminho emoldurado em cromo com uma cópia do poema “Os Dez Negrinhos” na parede.

O caso dos dez negrinhos ou E não sobrou nenhum, comnao sobrouo foi publicado posteriormente, é o melhor livro que já li da Agatha Christie e veio fechar com chave de outro essa maratona em comemoração ao aniversário da autora no dia 15 (quarta que vem, dia do sorteio \o/). Não posso dizer que é o melhor da autora, já foi votado como tal, porque eu precisaria ler todos os 86 para ter certeza. É impressionante como uma autora consegue surpreender a cada livro, é claro que em alguns como esse ela se supera, mas é difícil não gostar de alguma coisa em seus personagens.

Nesse livro não temos nenhum detetive para desvendar o caso, bom para quem não gosta muito do formato, mas quem gosta também não tem tempo de sentir falta lendo. O leitor não consegue parar de ler e nem entender plenamente o que está acontecendo até o final. Na ilha as 10 pessoas vão ser eliminadas uma a uma, logo após a segunda morte elas vão ficar em pânico e após uma busca vão perceber que um assassino não pode estar escondido em nenhuma parte e que, sendo assim, seria um deles mesmo. Mas quem? Com o mistério elas vão ficar bem transtornadas e começar a desconfiar de todos.

O motivo dessas pessoas terem sido escolhidas é bem interessante também, nenhuma delas são anjos e de cara são acusadas de terem causado mortes no passado (em situações em que não poderiam ser julgadas legalmente), é claro que no começo se defendem, mas aos poucos a culpa e o estresse da situação as fazem reviver e contar o que aconteceu em cada caso. A reunião de pessoas tão diferentes em uma luta pela sobrevivência, mesmo na maioria dos casos sem saber como se defender, é bem interessante também. Você não torce para elas morrerem, mas rola uma curiosidade mórbida de saber o que vai acontece com a próxima vítima. É claro que as morte mais surpreendentes são deixadas para o final.

Mesmo depois de todos morrerem ninguém consegue descobrir sem uma ajudinha e eis que vem a revelação. Não posso contar mais sem estragar a história. Talvez esse seja um livro em que o ideal é não saber de nada, mas o título já é bem sugestivo nesse sentido.

O poema dos dez negrinhos já da uma grande pista o que espera esses convidados:

Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.

Nove negrinhos sem dormir; não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.

Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.

Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.

Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.

Cinco negrinhos no fotro, a tomar ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.

Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.

Três negrinhos passeando no Zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.

Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.

Um negrinho aqui está a sós, apenas um.
Ele então se enforcou,

e não ficou nenhum.

Veja também os outros posts da maratona, na segunda ainda volto com um post sobre a Autobiografia, da autora.

Primeiros livros de Tommy e Tuppence: O inimigo secreto e Sócios no crime

Dose dupla de Hercule Poirot: O misterioso caso de Styles e Assassinato no Expresso do Oriente

Dose dupla de Miss Marple: Assassinato na casa do pastor e Convite para um homicídio.

Sorteio KIT Agatha Christie e Mistério #sorteiogatha125anos

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

11 comentários em “{eu li} O caso dos dez negrinhos (E não sobrou nenhum) – Agatha Christie

  1. Eu amo a Agatha Christie, tenho até hoje o trauma de ler na praia porque um dia estava fazendo isso e um livro dela que eu estava lendo foi engolido pela onda ~todos choram~ pois é, mas voltando ao seu post: NECESSITO. Cara, nem quis ler o poeminha porque senti que ia receber spoiler hahahahaa parece muito bom, não vejo a hora de ler. Vou colocar na lista de leitura do mês que vem porque esse já está cheio. 😡

    Ótimo post! Obrigada pela indicação.

    1. Oi Iza! obrigada! Poxa que pena :/..Hoje fui na bienal e trouxe Os crimes ABC dela também muito elogiado! Leia esse sim que é incrível! O poema tem alguns spoilers mas ele é mostrado logo no começo do livro antes das mortes…Então acho que não faz muita diferença. Não esquece de me contar o que achou! beijos

  2. Olá Thamiris, tudo bem?
    Sou fã de Agatha Christie com apenas um livro que li dela – Convite para um Homicídio – e amei!
    Ainda não conhecia esse livro da autora – são tantos, né? – Mas adorei sua resenha e me encantei com a premissa da história. Com certeza e uma história que pretendo ler – já vou anotar na estante!
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s