Publicado em Eu li, Outros

Na mala do imigrante – Lígia Pereira Boldori

namaladoimigranteSinopse: Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante.
Composta por capítulos desenvolvidos em pequenas narrativas/episódios; finalizando-se individualmente.
A riqueza descritiva; pormenorizada, o fará sentir- se parte integrante da história. A cronologia da obra desenvolve-se baseada na história de um imigrante, “…de todos se fazem um e de um fazemos todos ”. Cada acontecimento relata uma parte do processo de imigração: adaptação, adoção, vivência e convivência, que “um e todos” são passíveis de experienciar. Relato dos possíveis “estágios” vividos; desde a arrumação das malas para a partida – dentre muitas outras aventuras durante sua imigração-, até o dia do seu retorno: a volta para casa. Mas afinal, será que ele, ela, voltará? E onde já considera-se casa? Para saber, basta abrir a mala do emigrante. As diversidades culturais retratadas ao decorrer das histórias proporcionarão ao leitor a oportunidade do conhecimento de palavras específicas, estrangeirismos, calões, gírias e expressões locais e outras ainda em outros idiomas; – ora já conhecidas, ora inusitadas –, das quais, de uma forma didática, estarão numeradas ao longo do texto e explicadas no rodapé, relativo á página da citação, em formato “vocabulário”.

Conheci o livro Na mala do imigrante através de resenhas em alguns blogs e fotos no instagram, fiquei curiosa e troquei e-mail com a autora. A Lígia muito simpática entrou em contato com a editora e agora o Eu li é parceiro da Chiado Editora. A Chiado publica vários autores brasileiros que estão começando, como ela que mora em Portugal e autores que moram no Brasil mesmo. Eles me mandaram o livro e eu li e gostei.

logo youtbe Vídeo sobre o livro.

Em pequenas histórias a autora mostra várias situações que podem acontecer com um imigrante brasileiro ou de outro país latino. O que mais gostei foram os vários tipos de personagem: jovens querendo conhecer e explorar o mundo, pais de família tentando um sustento melhor (e indo teoricamente a passeio, com medo de serem barrados na imigração), alguns que já vivem lá fora há muito tempo e já não sabem mais onde é sua casa… Eu gostei mais de algumas histórias do que outras, mas essa variedade achei bem criativa. A autora conta que são histórias baseadas em histórias reais, que ouviu ou conheceu, já que ela mesma morou na Inglaterra e hoje mora em Portugal. No final do livro conta um pouco sobre ela.

Acredito que em termos de narrativa a autora ainda possa evoluir mais, afinal primeiro livro, achei que em alguns momentos os sentimentos dos personagens poderiam ser menos explicadinhos. Gosto quando algumas coisas ficam subentendidas, pelos atos e palavras dos próprios. Ela já trabalhou como jornalista, talvez isso venha daí. A maioria das histórias acaba com uma conclusão de que na bagagem os imigrantes também levam esses sentimentos e vivências, isso pode ter parecido um pouco moral da história já que é reiterado várias vezes, não sei se agradaria todo leitor.

Uma curiosidade do livro, é que como a autora mora há muito tempo em Portugal, percebi uma escrita com um pé lá e outro cá rs O que deixa o texto bem diferente, algumas expressões e o jeito mesmo de escrever que não vemos nos autores nacionais. Toda página tem uma lista de expressões na nota de rodapé. Expressões brasileiras, portuguesas, e também em espanhol e inglês, algumas para nós são banais, mas levando em conta que o livro foi publicado em Portugal faz todo sentido. Gostei principalmente dos personagens que moram em países de língua inglesa usando palavras em inglês até em seus pensamentos, achei que mostrou bem como deve ficar a cabeça de um imigrante.

Eu ri e me emocionei com algumas histórias, recomendo o livro!

000074A autora: Lígia Pereira Boldori nasceu a 16 de Outubro de 1976 em Maringá- Paraná- no sul do Brasil. Cursou Magistério e foi professora durante 5 anos. Em 1995 ingressou no curso de Letras, tendo também posteriormente cursado Comunicação Social – Jornalismo. Foi apresentadora de televisão por mais 5 anos, em programação de entrevistas locais. Deixou a profissão em 2002 para casar-se e formar família. Mudou-se para Londres onde nasceram seus dois filhos. Por oportunidades de negócios, em 2009 mudou-se para Portugal, onde reside até hoje, desenvolvendo uma empresa própria (clínica dentária) com seu esposo (médico-dentista). Em 2014 ingressa no curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Inglês e Francês, na Universidade do Algarve, sul de Portugal. A segunda e a terceira obra já estão a “meio caminho” do seu término… (Texto cedido pela autora – Press.com)
Links da autora: Instagram, facebook, site, editora, canal
Sites para comprar o livro:
Real – Travessa, Martins Fontes, Chiado Editora
Euro – Wook, Bertrand, Fnac
Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

10 comentários em “Na mala do imigrante – Lígia Pereira Boldori

  1. Oooi! Eu já li resenha deste livro e devo dizer que gostei bastante, principalmente por curtir a ideia de viagens ❤ A capa é um amor e não vou me cansar de falar isso hehe Parabéns pela resenha! Bjs

  2. Olá Thamiris!
    Que delícia abrir a caixa postal(online)e me deparar com sua resenha/video!
    Fico agradecida pela forma sincera e precisa de sua análise. É muito gratificante e construtivo ter a oportunidade de conhecer “o outro lado” do livro…o do leitor! Cresci com suas considerações e confesso, às vezes nos passa desapercebido alguns detalhes. Obrigada pelas suas dicas. Agora..tentarei ser menos “óbvia”…mas os vícios do jornalismo e do ensino(o lado didático de professor querer explicar tuuuudinho, rsrsr), estes me perseguem sempre. Vou me policiar;)
    Em Março teremos novidades: lançamento…new book!
    Beijinhos grandes e até muito breve;)
    Take care;)

    Escritora LPB
    http://www.escreveravida.com

    1. Sua resposta me deixou com a sensação de dever cumprido, fico muito feliz que tenha gostado da resenha e que as críticas tenham ajudado!
      Você merece todo sucesso e de maneira nenhuma quis desmerecer seu trabalho, imagino o quão trabalhoso é escrever um livro.
      Espero os lançamentos! beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s