Publicado em Eu li

{euReli} Harry Potter e A pedra filosofal – J.K. Rowling

IMG_7123Sinopse: A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu… Se ele sobreviver a tudo que esta descobrindo, é claro.

Vídeo no final da página!

Oi pessoal, estou bem atrasada com essa resenha (desculpe), o vídeo coloquei semana passada, mas fiquei sem tempo de escrever aqui. Estou relendo minha saga favorita: Harry Potter da J.K. Rowling. E resolvi fazer meus comentários sobre a história e sobre o que eu acho dela mesmo sendo uma história muito conhecida, com filmes que a maioria já assistiu. Uma das coisas que me motivou é que descobri que algumas pessoas ainda não leram e tem um pessoal começando a ler agora também.

Muito bem, no começo Harry é um menino que sempre viveu com os tios e o primo (pessoas odiáveis) e acredita que seus pais morreram em um acidente de carro. E como nos conta a sinopse, ele descobre que na verdade pertence a um mundo bruxo, e que está matriculado na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seus pais eram na verdade bruxos, mas seus tios nunca contaram, porque tem aversão a “anormalidades”. O menino só conseguiu ter acesso a carta da escola depois de uma intervenção de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que traz a carta pessoalmente e explica as coisas a Harry. Inclusive que ele é um bruxo famoso, porque o vilão que assassinou seus pais, Voldemort (um terrível bruxo das trevas) não conseguiu matá-lo e ao tentar fazer isso perdeu suas forças e sumiu.

Hagrid é o primeiro personagem desse mundo paralelo, e logo passamos a gostar muito dele. E é o que acontece com vários personagens que vão surgindo ao longo da história. Harry faz amizade com Rony Weasley, e sua família, ao tentar pegar o trem para Hogwarts. Os dois meninos estão cheios de curiosidade e medo, mesmo Rony que vem de uma família de bruxos. Com cinco irmãos mais velhos, ele teme não conseguir se sair tão bem como eles. Mesmo os gêmeos Fred e Jorge, que não tiram notas boas, são engraçados e aprontam todas, e são adorados pelos amigos. Depois conhecemos Hermione, a menina muito inteligente e esforçada, que começa sendo tratada como chata e sabichona, mas que depois eles não conseguem ficar sem. E fora os professores e o próprio diretor, Dumbledore, que aparece de vez em quando para Harry, mas que tem sempre uma palavra sábia ou meio doida.  E todos esses personagens vão crescendo e amadurecendo ao longo da história.

Mas nem tudo são flores nesse primeiro livro, algumas disciplinas são difíceis de estudar e há um professor com um comportamento suspeito e que visivelmente não gosta de Harry. E também um mistério que começa a se formar e mostra que Harry não está a salvo do perigo. Nesse livro a gente já começa a perceber que a ligação entre Harry e Voldemort ainda não acabou, e que muito ainda será revelado nos próximos livros.

O que mais gosto nesse livro, é que ele é um excelente livro introdutório. J.K. Rowling começa a mostrar todo um mundo, de forma encantadora e mágica. Conhecemos como os bruxos se vestem, onde compram suas coisas, a moeda e o banco que frequentam (controlado por duendes), criaturas mágicas, correio-coruja, e como deve ser incrível voar numa vassoura. Ou seja, fica todo mundo querendo receber uma carta de Hogwarts. E também vemos as amizades e os laços serem criados, o dia a dia na escola é muito legal. O trio começa muio ingênuo, eles tem só 11 anos, mas já com muita curiosidade, um dom para estar no meio da confusão e uma vontade de ajudar que é cativante.

Foi uma delícia reler essa história e já estou lendo o quarto livro! ❤

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

7 comentários em “{euReli} Harry Potter e A pedra filosofal – J.K. Rowling

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s