Publicado em Eu li, Outros

{euli} Harry Potter e a Ordem da Fênix – J.K.Rowling

hp5Sinopse: Harry Potter chegou à adolescência. E, junto com as transformações desta época tão importante, vive seus dias mais sombrios na escola de magia de Hogwarts. Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto volume da saga, cujo título faz menção a uma sociedade secreta envolvendo parte dos professores da Escola de Magia e Bruxaria, traz a mais longa das aventuras do jovem bruxo. No livro, Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursley, sua estranhíssima família no mundo dos trouxas. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a morte de alguém muito próximo.

Vídeo no final da página ou clicando aqui.

Esse livro é um livro de transformação na vida do personagem, Harry começa o livro bem irritado e com vontade de gritar com todos que o deixam no escuro na casa dos tios sem nenhuma novidade. Depois que Voldmort simplesmente voltou, assassinou e ganhou corpo bem diante de Harry, ele continua sabendo muito pouco. No final do quarto livro ele viu Dumbledore deliberar tarefas urgentes e ficou esperando que fosse ter algo né. Mas ele só tem 15 anos e continuam o tratando como algo a ser protegido. Logo percebemos uma crise galgada na adolescência.

Esse livro é bem bacana, porque conhecemos vários bruxos do bem que pertencem a Ordem da Fênix, grupo liderado por Dumbledore e composto por personagens conhecidos e novos. Muito bacana conhecer a sede da ordem, a casa dos Black, e assim mais sobre o personagem e sua sombria família. Mais explicações sobre a mania de sangue puro de algumas famílias. Os jovens estão doidos para participar da ordem, mas efetivamente são deixados de fora e mandados para Hogwarts.

E na escola a coisa não é nada calma, o ministério decide intervir e minimizar o estudo das Artes das trevas. E isso é centrado em uma personagem muito odiosa chamada Dolores Umbridge. Como é bom ler esse livro e sentir raiva dela! Com isso os personagens que estão perto do trio ganham mais destaque, uns apoiando como Neville, Gina, Fred e Jorge e a nova e diferente amiga Luna. E esses alunos junto com o trio encontram uma ótima forma de driblar e dar um jeito de aprender. E outros duvidando de Harry e acreditando que ele está inventando o retorno de Voldemort, influenciados pelo ministério e pelo jornal.

Também há espaço para um primeiro romance de Harry, ainda que sem sal, já que ele ainda não entende muito bem as garotas e a garota em questão não é lá muito sensata. Fica algo mais para ser engraçado. E funciona como algo que pode acontecer aos 15 anos.

Não é atoa que esse é o  maior volume da série. Muita coisa acontece, as visões de Harry toma um caminho mais claro e começam a ficar mais perigosas. É uma coisa boa ou ruim esse canal com o vilão? Ainda que ajude, o risco vale a pena? Dumbledore parece mais afastado e a cabeça de Harry bem confusa nesse livro. Como enfrentar um inimigo que está escondido?

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

6 comentários em “{euli} Harry Potter e a Ordem da Fênix – J.K.Rowling

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s