Publicado em Eu li

{euLi} Sob a luz dos seus olhos – Chris Melo

SOB_A_LUZ_DOS_SEUS_OLHOS_1452039840201834SK1452039840BSinopse: A trama conta a história de Elisa, que embarca para a Inglaterra decidida a começar sua vida adulta, levando na bagagem seus planos e sonhos para o futuro; e Paul, um artista tentando se encontrar e que vive intensamente cada momento. O que poderia ser apenas um encontro casual entre dois jovens tentando achar o seu lugar no mundo se transforma, pelas mãos de Chris Melo, numa profunda jornada de autoconhecimento, superação, perdão e recomeços protagonizada por duas pessoas comuns que experimentam o poder extraordinário do amor.

Comprei o livro Sob a luz dos seus olhos da Chris Melo depois que ouvi falar dele no evento Fanáticos Rocco (apresentação de lançamentos, brindes e brincadeiras). Fiquei curiosa e resolvi dar uma chance para um tipo de história que não leio faz algum tempo: uma só sobre amor mesmo. Eu confesso que ando achando as sinopses muito repetitivas e venho procurando só as que parecem ter algo a mais. E é claro as que o amor está ali mas que a trama é maior que o casal. Não é o caso desse e eu sabia, mas resolvi fazer um teste se eu ia gostar ou não.

Veja o vídeo clicando aqui ou vá ao final da página.

Resultado gostei porque o livro é bem fluído, tem boas soluções para os desencontros se tornarem encontros, os personagens são decididos e resolvem passar por cima de tudo. Os momentos dois dois são bem fofos e não tem como não torcer por eles.

Ainda que eu viva mil aos, serei incapaz de esquecer o que sinto agora. É amor demais. Não cabe em mim, trasborda pelo chão, invade o fogo da lareira, deixando tudo colorido, mágico e quente. A chuva assustadora vira música em meus ouvidos e eu estou entregue. Eu nasci e vivi para estar aqui sob seu corpo, seus olhos, sua boca e seu afeto. Nada no mundo se compara a isso e jamais serei a mesma. Nem amanhã e nem nunca.

Mas não gostei quando a personagem que é a narradora fica falando como o amor deles é maior que tudo, e como o cara é lindo, depois de um tempo achei repetitivo. Gosto quando isso é feito de forma mas poética, usando de outras palavras, ou quado fica subentendido. E em uma parte da história a autora usou de um chavão de novela, sem spoiler só digo que tem “ex-louca” na parada.

Falando um pouco da história, Elisa se muda para a Inglaterra fazendo um intercâmbio dentro da empresa que trabalha. Ela é estagiária, mas acaba sendo efetivada e resolve ficar por lá (pelo Paul). Logo que chega ela conhece Paul, esbarra com ele em York (ela foi passear lá e me identifiquei com a personagem e também quero conhecer esse lugar que parece ter saído de um romance histórico). Nesse começo ela parece meio adolescente. Eles acabam se encontrando de novo e se apaixonando. Isso acaba mudando os planos de Elisa que fica tentada a ficar. Paul é ator e eles acabam tendo que lidar com as viagens dele a trabalho, mas tudo vai bem. Até que acontece algo que os deixa separados por seis anos, que não vou contar.

Essa separação é bem dolorosa, mas para a personagem foi uma decisão bem necessária. O livro começa com ela recebendo um e-mail de Paul dizendo que ele está vindo para o Brasil a trabalho e gostaria de vê-la. E aí ela conta o que aconteceu no passado, temos um flash back até esse dia do encontro. E a angústia dela tentado decidir se vai ou não. Tudo isso acontece em poucas páginas, a autora não perde tempo e a narrativa é bem rápida, mesmo nas partes mais dramáticas! Anos podem se passar em um capítulo. E mesmo assim ela dá um jeito de contar resumidamente tudo o que aconteceu, o que é impressionante. Eles acabam ficando jutos de novo bem rápido, e vão enfrentar os percalços da vida. Durante a história outros probleminhas virão, mas quem lê acompanha eles como casal durante muitos anos. E para quem gosta de romantismo Paul é um daqueles caras que não existem de tão fofos.

_Primeiro eu quis ter raiva, me coloquei na posição de vítima abandonada e funcionou por uns anos. Depois, tentei acreditar que você seria aquele amor puro e juvenil que jamais esquecemos, tetei te transformar um uma boa lembrança e aceitar que nossos momentos tinham passado. Com o tempo, cansei de me enganar, sempre soube que havia algo por trás da sua partida, me dei conta que não tinha lutado o suficiente, que tinha me conformado cedo demais.

Você pode achar um pouco corrido, mas acho que do contrário seria chato. Os detalhes que não gostei e  atribuo ao fato de ser o primeiro livro da autora. Ela conta uma história redondinha e tem boas soluções para os problemas que surgem na vida dos dois. Os personagens são bem sinceros e apesar de Paul ser uma “estrela” no presente são personagens bem reais. Achei legal como ela trabalha a questão da fama também, o assédio dos fãs, ela deu uma interpretação interessante para o que eu acho uma loucura.

_Vivemos em um mundo cheio de coisas feias e pessoas sozinhas, Paul. Algumas delas projetam suas expectativas em algo ou alguém que julgam maior – ele suspira e eu continuo: -Só estão camuflando a tristeza de desejar o que nunca conseguirão, que na verdade nem é você, mas fama, dinheiro e beleza. Talvez elas desejem um lugar melhor, povoado com pessoas que dão vida às suas fantasias.

É um livro legal, não me marcou, mas acho que quem gosta muito de histórias de amor vá curtir. Só não tem nada de inovador. Ah! Tem uma coisa fofinha, cada capítulo tem o nome de uma música, a maioria pelo menos, nomes como Ed Sheeran, Adele e Elton John. Achei a ideia legal, ainda mais se você ler ouvindo.

O que acha? Já leu? Comente!

No canal:

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

13 comentários em “{euLi} Sob a luz dos seus olhos – Chris Melo

  1. Ótima resenha Thamiris, soube bem explicar os pontos positivos e negativos.
    Eu particularmente não gosto muito de histórias que envolvem somente romance, o romance tem que estar em segundo plano ou ser algo palpável para me agradar, tipo o que acontece entre a Sadie e o Jake ❤
    Abraçoooooooooooooooo

  2. Olá!
    Só tinha visto essa capa por aí, mas nunca li nada a respeito. E vou ter confessar que não fiquei com vontade não. Mas gostei do fato de cada capítulo ter o nome de alguma música, acho isso tão legal. rs
    Beijos

  3. Oi, tudo bem?
    Ou eu estou tendo um dejávou, ou já ouvi essa história antes em algum outro lugar. Só não me recordo onde. HAHAHA

    Amei sua resenha, muito completa. Dá pra ter uma boa noção da história.
    Gostei muito mesmo!
    Parabéns pela matéria.

    Bjs!

Deixe um comentário

