Publicado em Eu li

{euLi} Os Instrumentos Mortais – A Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

Oi pessoa, tudo bem com vocês? Em abril, eu li os três primeiros volumes da saga Instrumentos Mortais da Cassandra Claire e estou só esperando pegar emprestado os outros 3 para terminar a leitura. Estou adorando. No booktube eu fiz um vídeo só para os 3 primeiros livros, mas aqui resolvi fazer um post por livro ao logo dessa semana. Se você nunca leu, sugiro ficar só na primeira resenha para não receber spoilers e ir conferindo as resenhas depois conforme ir lendo (para a gente trocar aquela ideia). A não ser que você não se importe. 😉

CIDADE_DOS_OSSOS_144747181753780SK1447471817BSinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Esse é um livro de fantasia que inclui no nosso mundo demônios, anjos, vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros e outros seres. É claro que com algumas repaginadas e interpretações próprias dos seus lugares no mundo. Vampiros e lobisomens por exemplo tem um pouco de sangue de demônio. E também nos apresenta os Caçadores das Sombras, que foram abençoados pelo anjo Raziel com a missão de combater os demônios e os outros seres que saírem da linha. Como diz a sinopse Clary, uma adolescente de 16 anos, tropeça nesse mundo a testemunhar uma captura de um desses seres. Só que ela como mundana não devia ver nada, então logo descobrimos que ela não é tão mundana assim. Algum sangue corre em suas veias e o misterioso rapto de sua mãe só vem a salientar isso.

Ao longo do livro vamos descobrir parte dos segredos sobre a mãe de Clary, a criação dela e também vamos descobrir que um grande mal se aproxima. Valentim, um grande vilão do passado, um ex-caçador de sombras com mania de grandeza que acreditava que era seu dever acabar com todas as criaturas e deixar só os humanos na terra, parece estar retornando. Sendo assim qualquer ajuda pode ser bem vinda. Ele me lembrou um pouco Voldemort com aquela coisa toda de sangue puro e coisa e tal. Mas ele tem suas próprias questões. Ele também tinha vários partidários, e os que retornaram para o lado bom realçam que ele tinha um grande poder de convencimento. A Clave que é a grande instituição por trás dos caçadores não é 100% correta como vamos vendo ao logo dos livros. E há uma grande rixa (mesmo que “controlada”) entre Caçadores e membros do submundo como se os últimos fossem menos gente.

Esse livro é um bom primeiro livro e vai introduzir um grupo de Caçadores de Sombras que são personagens principais juntos com Clary e até mais interessantes que ela em alguns momentos. Temos Jace que tem um humor sarcástico e é meio estourado, é ele que vai ficar atrás dela e ajudá-lá no começo. Fica logo visível uma tensão entre os dois, que se irritam bastante um com o outro, mas que fica óbvio que isso vai dar em algo mais. E os irmãos Isabella, Alec e Max que cresceram junto com Jace . Isabelle é toda poderosa por fora, mulherão e incrível lutadora. Alec vai levantar uma questão importante no livro, vou guardar os detalhes. E Max é o caçula que quer mas não pode participar de nada. Jace e os irmãos Lightwood também são menores de idade então tem responsabilidades limitadas. Eles vivem no Instituto sobre a tutela do Hughe, que fica a cargo de ensinar tudo. Mas tudo está prestes a mudar para eles também.

_É nessa hora que você começa a rasgar as tiras da própria blusa para fazer um curativo no meu machucado? – brincou Clary. Ela tinha horror a sangue, principalmente ao dela própria.
_Se você queria que eu arrancasse minhas roupas, bastava pedir. _Ele pôs a mão no bolso e pegou a estela. Teria sido bem menos doloroso.

Outro personagem importante é o Simon, melhor amigo de Clary, visivelmete apaixonado por ela e que vai acabar entrando por tabela nesse mundo. Além disso, rola um triângulo amoroso entre ele, Clary e Jace.

Os livros são um prato cheio para quem gosta de aventura e fantasia. Uma nova forma de encarar a questão dos demônios também. A leitura é bem fluída e a autora soube explicar como tudo funciona sem deixar cansativo. Os personagens são bem jovens e parecem mesmo ser.

E você já leu? O que achou? Gostou da resenha? Não deixe de comentar!

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

5 comentários em “{euLi} Os Instrumentos Mortais – A Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

  1. Ooi! Pelo o que eu li (e eu soube de vários spoilers, porque pedi para uma amiga minha compartilhar comigo rs e ela leu todos), não tem um triângulo irritante entre Simon, Jace e Clary, ainda bem, porque eu nem teria comprado o primeiro rs Mas, surge outro personagem, por isso estou com medo de ler e ficar irritada, acabando por abandonar a leitura. Vou ver se leio o primeiro que tenho aqui haha
    Beeijos e ótima resenha!

    1. É a Clary e o Simon percebem que são melhores como amigos.. É ainda ão li os outros 3, mas não acho que o personagem seja nesse sentido. Comento em breve! Leia sim para a gente conversar! beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s