Publicado em Eu li

{euLi} O livro das coisas que nunca aconteceram – Uma viagem no tempo com Harry Darwin – Ana Luiza Savioli

O_LIVRO_DAS_COISAS_QUE_NUNCA_A_1462286581582421SK1462286581BSinopse: Harry Darwin deveria ter morrido. E há diversos universos e realidades nas quais tinha mesmo se afogado naquele 8 de outubro, no lago do colégio. Nesta realidade, porém, ele fora salvo. E de uma forma bastante singular: resgatado por um completo estranho, Harry descobre o nome de seu salvador quando seu corpo é encontrado nas dependências do internato, um dia depois: Damon Knight. E agora, ocupando o mesmo quarto que um dia foi de Damon, o irmão mais novo, Matthew, prova que mistérios e segredos rondam todos os Knight. Uma família responsável por curar o tecido da realidade. Por desfazer erros, traçar destinos e fazer a vontade do tempo. Em sua ânsia de entender o dia de sua não morte, Harry acaba envolvido no mistério do fim de toda a existência. O mistério do fim do tempo.

Resenha em vídeo o final do post ou direto no canal clicado aqui.

Me surpreendi muito com esse livro, adorei. É claro que pelo título eu já tinha ficado bastante interessada, adoro viagens no tempo, então foi com consciência que pedi ele para a parceira Hoo Editora. Gostei de muitas coisas no livro, então vou começar falando do que não gostei. Em alguns momentos parece que os personagens vão sempre discutir e nunca se entender (os diálogos são bem dramáticos, porque o personagem principal nunca sabe a verdade por inteiro). E em poucos momentos fiquei confusa e precisei voltar a ler. Também há alguns erros de digitação e em algum momento faltou uma ou outra palavra (vale uma revisão). Fora isso, posso dizer que o livro é fantástico! É um livro que você fica curioso para saber o que é a verdade o tempo todo. E o final bem complexo, como não poderia deixar de ser com viagens no tempo.

Nesse livro o tempo funciona em várias dimensões, e há situações que precisam ocorrer para que tudo fique certo. Como se o destino já estivesse trassado para tudo. E toda vez que algo acontece de diferente, dependendo do tamanho da mudança, pode gerar falhas. Para concertar as falhas existem as partículas de tempo e os caçadores. Não posso dar mais detalhes sem dar spoiler. Para aguçar a curiosidade nesse assunto?

_ Partículas evitam que falhas aconteçam. Quando a partícula falha, surgem fraturas _ Matthew explicou, sem olhar para Harry, muito mais preocupado em olhar ao seu redor. _Das fraturas saem coisas, Os caçadores matam as coisas.

Nosso personagem principal é Harry Darwin, um garoto que ganhou uma bolsa para uma escola muito cara, para meninos na Inglaterra, por jogar polo muito bem. Ele não quer viver só do polo então estuda bastante para acompanhar o ritmo. De cara a gente percebe que ele vem de uma família complicada. Um dia ele fica na dúvida se sonhou ou se quase morreu afogado e foi salvo por um desconhecido. Como ele acorda em sua cama a dúvida permanece até que descobre que Damon Knight, seu salvador, apareceu morto.

Damon é um mistério, havia desaparecido dois anos antes depois de ser agredido barbaramente por outros alunos e volta para salvá-lo e se suicidar? Harry não entende nada e o leitor fica numa curiosidade doida pra saber como as peças vão se encaixar, porque aparenemente eles nem se conheciam.

Para completar Matthew, o irmão mais novo de Damon começa a estudar na escola e parece olhar Harry como se soubesse de tudo. E como se ele tivesse alguma culpa. É claro que Harry vai ficar no pé de Matthew querendo entender e vai acabar descobrindo vários mistérios envolvendo os Knight e o tempo.

Harry conheceu o amor, e Harry odiava o amor. Odiava o sentimento de rendição, de inanição. Odiava essa sensação de impotência e de medo. Pois se não se importasse, não estaria agora sofrendo. E nunca concordou em se importar.

A história mistura ação e ficção científica com problemas da adolescência como o bullying e a violência, problemas familiares… É um livro que trata de vários dramas, até mesmo dentro da viagem no tempo. Se você pudesse alterar algo que salvaria várias pessoas em um momento mas causando consequências catastróficas, o que você faria?

Há um grande o que você faria também em relação a Harry e os amigos, os únicos amigos que ele tem são os colegas do time de polo. E esses colegas nem sempre se comportam do jeito certo, mas Harry precisa ser amigo deles e não pode entrar em confronto com o capitão sem correr o risco de ser expulso do time e consequentemente da escola. Mas o que fazer quando uma amizade de verdade parece ser mais importante que isso tudo?

A autora também soube criar um universo evolvendo os “viajantes no tempo” ao mesmo tempo simples, criativo e crível. A trama toda funciona muito bem. Gostei muito do livro principalmente do meio para o final. E amei o final!

ana luiza savioliAutora: Ana Luiza Savioli nasceu em 10 de março de 1992, em Sorocaba, e cresceu na cidade de Itu, interior de São Paulo. Mudou-se aos 16 anos para Campinas, onde se formou Técnica de Alimentos. Aos 21 publicou seu primeiro livro, Platônico, pouco antes de ingressar na Unicamp, onde cursa Ciências Biológicas. Hoje trabalha como Analista de Bacteriologia para o Ministério da Agricultura. Entre trabalho e estudo, seu hobby é se aprofundar em pesquisas científicas e aplicá-las em suas histórias.

Livro na loja da Hoo.

 

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

10 comentários em “{euLi} O livro das coisas que nunca aconteceram – Uma viagem no tempo com Harry Darwin – Ana Luiza Savioli

  1. oi Thamiris!! Curti muito a sinopse do livro, gosto muito de estórias complexas que nos levam a pensar o tempo inteiro em como ocorrerá o desfecho dela. Parabéns pela resenha, conseguiu me deixar bem curiosa e sem dar spoilers rsrs… bjão

  2. Oi! Eu fiquei super interessada em ler esse livro! Amo ficção e esse mistério em torno do personagem, além dos temas abordados em paralelo, que são por sim só interessantes. Gosto de história complexa e quando envilve ficção fica melhor ainda, beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s