Publicado em Eu li

{euLi} O signo dos quatro – Arthur Conan Doyle #Sherlock2

SHERLOCK_HOLMES_1440117798520956SK1440117798BSinopse de O signo dos quatro: Sherlock Holmes encontrava-se entediado e deprimido quando uma bela jovem chegou com um caso fascinante. O nome dela é Mary Morstan. Todo ano, desde o misterioso desaparecimento de seu pai, ela ganha uma pérola de presente enviada por um desconhecido. Agora, seu benfeitor anônimo pediu um encontro e ela quer que Holmes e Watson a acompanhem. Juntos, eles vão descobrir uma história de tesouros inestimáveis e terríveis traições.

Olá pessoal, hoje vamos falar do segundo livro presente no primeiro volume do box Sherlock Holmes. Seguindo a ordem de publicação, essa é a segunda aventura de Sherlock e Watson (a primeira você confere aqui). Nesse livro Watson e Holmes ainda moram juntos e o médico continua descobrindo mais coisas sobre seu companheiro. Continua abismado com a dedução do detetive mas também preocupado com o que a falta de um bom caso causa ao amigo.

_ O que é hoje: morfia ou cocaína?

É claro que Watson é completamente contra o uso das drogas, como médico ele sabe os efeitos e tenta convencer Sherlock lembrando-o dos danos que elas podem causar. Fiquei bem surpresa com isso o personagem, a interpretação do Robert Downey Jr. no filme passou até a fazer mais sentido para mim.

_O meu espírito rebela-se cotra a estagnação. De-me problemas, muito trabalho, o mais complicado criptograma ou a mais intrincada análise e eu estarei no meu meio. Então, dispensarei todos os estimulantes artificiais. Detesto a rotina monótona da existência. Anseio pela exaltação mental. Foi por isso que escolhi a minha profissão especial. Ou melhor, eu a criei, porque sou único no mundo.

Como podem ver a fala modéstia passa longe de Sherlock, que se considera o único detetive consultor particular. O último recurso nos casos criminais. E ele não vai ficar longe de um bom caso por muito tempo. A Srta. Mary Morstan procura Sherlock com um caso bem estranho e ele e Watson logo estão a ativa novamente. O médico ainda ganha um incentivo a mais para ajudar, fica totalmente encantado com Mary. E quem já conhece a personagem pelas adaptações já sabe onde isso vai dar. Fiquei boba dela já aparecer na segunda história.

O caso envolve o desaparecimento do pai de Mary que aconteceu há quase dez anos. Ele era oficial o regimento da Índia e a história envolve um grade tesouro de Agra. Quando ela recebe um bilhete de um sujeito que promete lhe contar o que aconteceu com o pai dela e reparar uma injustiça ela procura os detetives para atrás de conselhos. A história é bem nebulosa e vai se revelando aos poucos. Eu me evolvi menos com os dramas dos personagens do que o primeiro livro, mas ão deixou de ter uma história interessante por trás.

Do lado das forças policiais, nesse livro, conhecemos Athelney Jones, um cara totalmente descrente das habilidades de Sherlock e bem metido. Mesmo já tendo sido ajudado por Holmes ele tem a cara de pau de atribuir tudo a sorte e ficar chamando-o de o teórico. E é claro que Athelney vai ficar totalmente perdido na investigação e vai ter que contar com Sherlock.

O detetive mostra que para cada caso pode utilizar ferramentas diferentes, disfarces, crianças de rua e até mesmo um cachorro de olfato apurado. Tudo depende da situação, Sherlock pode até se disfarçar e ficar irreconhecível. Ele é um homem tanto de ação quanto de ideias. Watson por sua vez se mostrou um cara de autoestima baixa quando chega ao ponto de torcer para que Mary não receba nenhum tesouro, acreditando que se ficar rica ela nunca olhará para ele. E que ele não a merecerá, já que não tem nada a oferecer.

Eu gostei da história, mais por conhecer os personagens e seus métodos do que do mistério em si dessa vez. E você, já leu esse livro? O que achou? Não deixe de comentar! 😉

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

9 comentários em “{euLi} O signo dos quatro – Arthur Conan Doyle #Sherlock2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s