Publicado em Dicas

{evento} Férias com Nacionais

13606878_1001704676603658_3717976975087572055_nOi pessoal, hoje vim convidar vocês para uma iniciativa que achei bem bacana do blog Amante dos Livros da Mércia Machado: o evento no facebook Férias com Nacionais. O evento, que começou no dia 18 e vai até o dia 30, é uma tentativa do blog de apresentar mais pessoas á livros nacionais de autores iniciantes e conta com a participação on-line de vários autores. O blog existe há 10 meses e também segue essa linha, devido a observação de sua criadora da dificuldade de que novos autores brasileiros tem para dar visibilidade a seus livros. Eu aproveitei para fazer algumas perguntas para a Mércia, confira!

Porque você decidiu fazer o blog voltado para a literatura nacional? 

Eu tinha alguns livros nacionais, mas confesso que bem poucos se comparados a todos os que eu tinha. E comecei a ver vários livros com capas e principalmente sinopses super interessantes, daí foi que comecei a observar que a maioria deles, eu não via nas livrarias ou lojas que eu costumava comprar. Então convidei um autor para ser parceiro, ele logo aceitou e depois aos poucos foram chegando vários outros, que convidei e que me procuraram. E vi o quanto a necessidade de uma maior divulgação de nacionais era grande, infelizmente apesar da quantidade enorme de blogs literários que acabei conhecendo, vi que a maioria deles preferem parcerias com grandes editoras pelo fato de resenhar livros “mais conhecidos” e internacionais.

Como surgiu a ideia do evento? 

 A ideia do evento surgiu no final do período agora da minha faculdade, resolvi fazer algo para aproveitar o período de férias colocando em dia minhas leituras e divulgando meus parceiros. Então enviei e-mail para os autores parceiros do blog falando sobre a proposta do evento e vários deles me responderam, porém alguns não conseguiram participar ativamente no evento.

 Como foi feito o contato com os escritores?

A maioria já eram meus parceiros, alguns estão comigo desde o início do blog, porém dois deles me procuraram para parceria, depois que conheceram a ideia do evento.

Qual você acha que é o motivo da dificuldade deles emplacarem seus livros?

Eu acredito que a dificuldade da maioria dos novos autores em “emplacar” seus livros, acontecem por não terem um maior apoio das editoras, visto que a maioria prefere lançar livros internacionais e acabam tornando eles muito mais acessíveis, com preços mais baixos, bastante divulgados e colocados em grandes quantidades nas livrarias. Enquanto que a maioria dos autores novos acabam tendo que lançar custeando todas as despesas e isso dificulta o acesso aos leitores.

A participação de autores online ocorre em horários definidos que você encontra em suas fotos no evento (também com biografia e sinopse de seus livros) e eles estão sendo bem receptivos, eu mesma já fiz algumas perguntas. Alguns participantes que também querem ser escritores estão aproveitando para perguntar sobre como escrever e como é o processo para eles. Há alguns autores que escrevem desde criança. Também acontecerá brincadeiras e sorteios.

Autores que estiveram e estarão presentes: Larissa Barros Leal, Lívia Messias, Mirna Micheli Nesi, Francélia Pereira, Ana Rapha Nunes, Ana Faria Michelle Paranhos, Marcos Paulo Telles, Amanda Reznor, João Paulo Silveira, Uiara Melo Manoel Batista e Jéssica Figueiredo. Vale a pena conhecer essas obras e valorizar a dedicação dos autores e da blogueira.

Desde já, obrigada pela participação de todos e sejam bem vindos ao “Férias Com Nacionais” Mércia Machado – Amante dos Livros

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

5 comentários em “{evento} Férias com Nacionais

  1. Oi Thamiris, obrigada pela oportunidade de apresentar o projeto do blog Amante dos Livros aqui no teu blog… Você sabe o quanto admiro teu trabalho e estou sempre acompanhando, vamos lá leitores do Eu Li ou Vou Ler, participar do Férias com Nacionais, espero vocês lá 😉 Beijão!

Deixe um comentário

