Publicado em Outros

{euLi} O vale do medo – Arthur Conan Doyle #Sherlock7

SHERLOCK_HOLMES_1440118831520963SK1440118831BSinopse: Em O Vale do Medo, Sherlock Holmes e seu leal Watson descobrem que um certo John Douglas, proprietário e morador do Solar Birlstone, corre perigo de vida iminente. No entanto, pouco depois, ficam sabendo que o assassinato fora consumado na noite anterior, em circunstâncias extraordinárias. Desvendar esse mistério acabará transportando Holmes e Watson para décadas antes, quando, do outro lado do Atlântico, na Pensilvânia dos anos 1880, violência, corrupção, uma organização secreta e operários de uma mina de carvão misturavam-se perigosamente… O crime parece insolúvel.

Esse é o segundo livro do Volume 3 do Box Sherlock e é o quarto romance escrito pelo Conan Doyle publicado em 1915. Como essas histórias não são cronológicas, nós vamos ter de novo a figura do Professor Moriarty a espreita o que é muito interessante. Mas é a última aparição para a minha tristeza, achei que o personagem foi pouco explorado pelo autor. Ele é o super vilão, aquele que Holmes considera o pior de todos, mas é pouco mencionado na obra. Eu sei que isso condiz com o esquema de Moriarty de ser só o que controla o crime, não aparecer quase, mas acho que mesmo assim ele poderia ter aparecido mais.

Veja a resenha em vídeo clicando aqui ou no final da página.

14081466_1160895223984463_473191524_n

Nesse romance ele é mencionado como o possível mandante por trás de tudo, ficamos sabendo que Holmes tem um espião na sua gangue, e nem o próprio Sherlock sabe como é a cara desse “ajudante”. E é através desse espião, Porlock, que Holmes fica sabendo do risco que corre John Douglas. Ele recebe uma carta que precisa decifrar e temos um começo divertido entre Watson e Sherlock. Mas como já diz lá na sinopse o homem a ser salvo acaba morrendo e eles precisam investigar. A trama se assemelha no começo a alguns contos em que um personagem é assassinado em casa e paira a dúvida se foi por alguém da família ou um empregado, por teoricamente ninguém poder ter entrado na hora do crime, no caso há um fosso em volta da casa. Mas a resolução da história surpreende e a história se mostra bem diferente.

Assim como no livro Um estudo em vermelho esse também é dividido em duas partes e para saber toda a verdade contamos primeiro com a investigação de Sherlock e depois com uma explicação de um dos envolvidos na segunda parte. A segunda história é muito interessante, gostei muito dessa parte. Não posso revelar muito, mas a história de John Douglas é bem inesperada, e ele é um personagem inteligente.

Nesse livro e em alguns contos, temos alguns inspetores da Scotland Yard que não são tão burrinhos aos olhos de Sherlock ou que são pelo menos experientes e agradecidos a ajuda dele. É o caso do desse livro, com o inspetor Alec MacDonald. “A mediocridade não conhece nada além de si mesma, mas o talento reconhece o gênio, e MacDonald tinha talento profissional suficiente para perceber que não havia humilhação alguma em procurar a ajuda de alguém que, na Europa, era o único que poderia ajudá-lo, tanto pelo talento quanto pela experiência. Holmes não era predisposto a amizades, as era tolerante com aquele escocês grandalhão e sorriu ao vê-lo”. Desses inspetores o que mais aparece, pelo menos no começo, é o Lestrade que intercala humildade quando pede ajuda com uma competição com o próprio Holmes, quando ele resolve investigar por conta própria. E há também aqueles que acham que Sherlock usa da sorte que é muito teórico, só pra quebrar a cara no final.

Semana que vem falaremos sobre os dois livros de contos que encerram as histórias de Sherlock: Os últimos casos de Sherlock Holmes e Histórias de Sherlock Holmes. Não esqueçam que vem aí o #SETEMBROPOLICIAL! Gostou do post? Não deixe de comentar! ;*

Anteriormente sobre Sherlock e Watson:

Um estudo em vermelho
O signo dos quatro
As aventuras de Sherlock Holmes
Memórias de Sherlock Holmes
O cão dos Baskerville
A volta de Sherlock Holmes

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

4 comentários em “{euLi} O vale do medo – Arthur Conan Doyle #Sherlock7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s