Publicado em Eu li, Outros

{euLi} Enfynie. A outra dimensão – Patrícia Fagundes

enfynie_1391083462bSinopse: Natasha Fernandes era uma menina comum, de vida confortável e monótona, até encontrar um misterioso amuleto, que mudaria drasticamente sua realidade. As fantasias que ela imaginava existir somente em fábulas se tornam realidade: o amuleto abre uma passagem que a conduz abruptamente para outro mundo. Agora, em outra dimensão, Natasha tentará ser firme, e manter as esperanças de um dia retornar, e novamente encontrar sua família e seus amigos. Enquanto isso luta para sobreviver aos perigos e desafios existentes em Enfynie, um planeta em outra dimensão repleto de vida inteligente e criaturas fantásticas.

Oi pessoal, hoje vim falar sobre o livro que a autora Patrícia Fagundes me enviou: Enfynie. A outra Dimensão. Primeiro queria agradecer pelo envio e parabenizar a autora pelo seu primeiro livro que é um livro bom. Ela está escrevendo o segundo e terceiro livro dessa trilogia, espero que consiga publicar logo. O livro foi publicado pelo selo Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século.

Nesse livro a autora cria um novo mundo, completamente diferente do nosso em que a personagem Natasha vai parar. A protagonista é carioca assim como a autora e estuda Relações Internacionais, apesar de já estar na faculdade para mim pareceu bem adolescente. Um dia, depois de encontrar e levar para casa uma estátua de dragão, ela acorda e ao sair do quarto percebe que o corredor está envolto em fumaça. É claro  que fica preocupada que seja algum incêndio, se preocupa com a família que não responde também e o único jeito é passar por ela. Mas essa fumaça funciona como uma “toca do coelho” e ela vai parar em outro lugar.

Lá ela encontra criaturas totalmente diferentes e é assustada por uma no começo, mas com a qual ela consegue se comunicar e acaba ajudando-a. A saída que a autora encontrou para essa primeira comunicação em um lugar em que ninguém nem sabe o que é português, humanos e planeta Terra, foi uma excelente sacada da autora. Tem algo a ver com a espécie desse novo amigo. E é graças a ele que ela é apresentada a Enfynie e começa a entender como funciona esse lugar dividido em Áreas, em que cada área tem seu governante (mas que é escolhido de uma form abem diferente e aparentemente justa). E é o governante da raça Norg que ajuda Nathasha a tentar descobrir o que ela precisa fazer para voltar para casa. Cada Área tem um oráculo (uma criatura, não vou contar qual para não perder a graça das surpresas) que responde 3 perguntas ao rei à cada 3 meses. E como todo oráculo vai ajudar Natasha mas sem dar todas as respostas.

É um típico romance em que o personagem precisa passar por várias privações para evoluir, principalmente Natasha que sempre enfatiza e até exagera seu lado mimado. Há muitos perigos nas matas, criaturas que são respeitadas e perigosas. Então há várias cenas de ação em que ela precisa aprender a ser corajosa. A personagem vai ter que ser aceita e desafiada por todas as Áreas antes de pensar em ir pra casa, e isso significa entender costumes totalmente diferentes. O primeiro grande desafio é aprender a língua que é comum a todas as raças Erit Lumarsha, a autora criou novas letras e um idioma bem diferente. Ela até escreveu meu nome nessa língua na folha de rosto.

14699936_1220945651312753_87034249_nAcho muito bacana quando o autor consegue criar um novo idioma. O que eu mais gostei no livro na verdade foi a mitologia e a cultura que ela criou para essas raças e para Enfynie. A história dos povos e como esse mundo foi criado é muito interessante e cheia de detalhes. Há todo uma mitologia/religião aceita por todos que para Natasha é difícil não crer conforme ela vai vendo coisas completamente novas.

Outra coisa que a autora me mandou é uma Errata, há vários errinhos na edição do livro, o que é uma pena. Principalmente erros com números (2 nos em vez de 22 anos), mas achei mito bacana a autora enviar a correção e acredito que ela envie para quem compra o livro diretamente com ela.

14741799_1220945624646089_1334938930_n

Minha crítica negativa em relação ao livro é há algumas descrições extensas da personagem já no começo do livro, física e psicologicamente de Natasha. Antes de eu me interessar sobre a personagem e ela me ganhar no livro, achei que houve um bombardeio da personagem. Pode ser só uma preferência minha, mas acho que algumas descrições devem acompanhar a narrativa para descobrirmos o personagem aos poucos. E o que ele acha e é essencialmente pode ser deixado para o leitor entender por conta própria e tirar sua opinião sobre ele. Achei por exemplo que houve muita insistência em mostrar uma personagem mimada, sendo que em alguns momentos ela estava agindo como uma garota da cidade solta no meio da mata, o que me fez achar suas atitudes simplesmente normais. Mas fora isso, recomendo muito a leitura do livro, acredito que a Patrícia tem muito espaço para crescer com a história e evoluir na escrita. Esse foi o primeiro livro, é uma história redondinha que cativa e surpreende, imagino do que ela é capaz no futuro.

Vale a pena valorizar o trabalho da autora nacional. Gostei muito como a personagem soa como uma brasileira, no jeito de falar e na sua visão do mundo, mas sem apresentar comportamentos forçados. E a história começar no Brasil, no Rio de Janeiro, mesmo a personagem odiando o calor, é bem bacana.

No instagram da autora tem vários desenhos dos personagens e criaturas de Enfynie, desenhados por ela mesma (desenha muto bem), uma pena o livro não ter essas ilustrações. E para comprar um exemplar autografado direto com a autora é só enviar um e-mail para: enfynie@gmail.com .

 

Grupo de leitura:

folder-1Hoje eu e o meu grupo #nomeprovisorio estamos discutindo o livro O bebê de Rosemary com quem leu o livro no fórum (clique aqui). Qualquer pessoa pode participar! Basta ler o livro para discutirmos. Em breve divulgaremos outro livro para lermos por partes e ir discutindo cada parte até acabar.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

3 comentários em “{euLi} Enfynie. A outra dimensão – Patrícia Fagundes

  1. Thamiris,muito boa sua resenha, despertou interesse sobre a leitura desta obra, anotado e pretendo ler ainda este ano!!! (A fila está grande!! kkkk) mas capítulo a capítulo, vamos vencendo esta batalha!!!kkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s