Publicado em Eu li, Halloween

{euLi} O médico e o monstro – Robert Louis Stevenson #Halloween

o-medico-e-o-monstroSinopse: Publicado em 1886, em Londres, O Médico e o Monstro pode ser interpretado como uma alegoria do conflito entre a rigorosa moralidade vigente do século XIX e os desejos por ela reprimidos, próprios da natureza humana. Não por menos, Stevenson optou por chamar de Sr. Hyde (de hidden, ‘oculto’ em inglês) a faceta monstruosa que dominava de tempos em tempos a personalidade pacata do correto e respeitado Dr. Henry Jekill.

Eu gostei de ler esse livro e finalmente conhecer a história por trás de Jekill e Hyde. Infelizmente quem lê o livro hoje, não tem mais a surpresa de descobrir que eles são a mesma pessoa de tão falada que a história é. Acho que isso me influenciou porque fiquei esperando que acontecesse mais alguma coisa no final, então o livro não se tornou um dos meus favoritos.

O mais interessante é a forma como é abordado o bem e o mal que existe dentro de cada pessoa. Jekill é um bom cientista, amigável que quer ajudar as pessoas, mas tem dentro de si uma vontade de fazer coisas moralmente inaceitáveis para época. Vem daí sua brilhante (só que não) ideia.

Quem conduz a história é o Dr. Utterson, um advogado muito amigo de Jekill. Ele ouve uma história horrível relacionada a Hyde e fica querendo saber porque seu amigo tem relação com essa pessoa. Henry desconversa mas outros acontecimentos aguçam a necessidade de saber do amigo até o final e a grande revelação.

 

Não deixem de comentar 😉

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

13 comentários em “{euLi} O médico e o monstro – Robert Louis Stevenson #Halloween

  1. OOi Thamiris!
    Olha, esse mês quase não tenho pegado as dicas. KKKK digamos que terror/suspense etc. são gêneros que fujo um pouco. Por isso mesmo o livro não chamou minha atenção. Mas, parabéns pela resenha e vídeo! 🙂

  2. Li esse livro para um trabalho na escola, leitura obrigatória e tals. Não curti muito a história, achei pouco envolvente e acabei lendo por obrigação mesmo.
    Quem sabe não me animo e leio novamente? Haha

    Beijos

  3. Olá!
    Ainda não li essa oba, mas é claro que já tinha ouvido falar e muito dela. também não foi uma surpresa saber que o médico e o monstro são a mesma pessoa. Acho que todo mundo sabe disso.
    Espero ter a oportunidade de conhecer mais sobre esse livro, já que a curiosidade também me persegue.
    Vou tentar ir com menos expectativas para não me decepcionar.
    Bjs!

Deixe um comentário

