Publicado em Eu li

{euLi} As Peças Infernais – Cassandra Clare

capa-as-pecas-infernais

Gente, muito animada para falar dessa trilogia com vocês! Não sei se vocês se lembram ou ainda não leram por aqui as minhas resenhas dos livros da série Os Instrumentos Mortais da autora Cassandra Clare, mas assim que terminei fiquei muito curiosa para ler essa trilogia que complementa a história. No final de Cidade do Fogo Celestial (último da saga) há toda uma deixa para As Peças Infernais, quando lemos pela primeira vez os nomes Tessa, Jem e Will. Se você quiser você até pode ler essa saga antes de Instrumentos, já que se passa séculos antes, mas eu não aconselho. Porque as explicações feitas sobre os Caçadores de Sombra e o submundo são feitas mais rapidamente e é muito legal você saber o passado dos antepassados dos personagens e entender o passado de alguns que são imortais (temos Magnus e outros nesse livro <3).

Mas sobre o que se trata a história? A história se passa na Inglaterra vitoriana, em que os acordos entre os Caçadores de Sombra (humanos “abençoados” e “poderosos” que combatem demônios e criaturas que se metam com “mundanos”) e os seres do Submundo (Vampiros, lobisomens, fadas e feiticeiros) é recente. Então se já vemos uma relação complicada em Instrumentos, o preconceito contra as criaturas do submundo em as peças é bem maior e trazia consequências muito mais sombrias.

Dentro desse panorama conhecemos Tessa Grey, que morava nos Estados Unidos com sua tia e o irmão mais velho. O irmão viaja para Londres para conseguir emprego, e quando a tia morre ela precisa ir encontrar com ele. Mas ela é recebida na Inglaterra por duas mulheres muito estranhas, que dizem estar a serviço de seu irmão, mas logo se revelam frias e duras com Tessa. E a forçam a desenvolver um poder que ela nem sabia que tinha, Tessa tem a habilidade de mudar de forma. E ainda afirmam que ela vai ter que se casar com um tal de Magistrado e para isso era o treinamento. E o que será que ela é? Esse é um dos grandes pontos do livro e a revelação dos segredos do seu passado são importantes para toda a trama da história.

A jovem é salva por Will, um Caçador de Sombra, que investigava as tutoras dela. Logo ficamos conhecendo o Instituto de Londres que abriga não só ele, mas também Jem (seu parabatai), Jessamine (uma garota que não quer ser caçadora), alguns empregados e o casal de diretores Charlotte e Henry. Todos ótimos personagens e com histórias muito interessantes. Henry é um cientista, todos olham para ele como um cara meio louco, mas se você leu Instrumentos vai perceber que suas invenções serão muito importantes no futuro.

A trama se desenrola na descoberta de quem é esse Magistrado e quais são seus planos, que envolvem um exército de autômatos muito sinistros (digamos que ele eleva muito o nível da coisa). Aos poucos vamos entendendo porque ele quer destruir os caçadores de sombras, porque precisa da Tessa e até onde vai o seu plano. A trama é cheia de reviravoltas, conspirações e traições, o ritmo da ação é um pouco mais lento, mas faz sentido já que estamos em outra época e os personagens dependem de cavalos e não existe celular.

O outro foco na trama é um triângulo amoroso entre Tessa, Jem e Will. Mas antes que você torça o nariz, já adianto que é totalmente inesperada a forma como tudo acontece. Os personagens são tão bons, tem histórias tão tristes, e estão tão envolvidos uns com os outros que não dá nem ara torcer por um casal. A amizade entre Jem e Will é a história mais forte de parabatais até agora, e é cativante a forma como a autora consegue amarrar tudo isso, sem ser piegas ou recorrer aquela fórmula de nos fazer odiar um dos homens, é sensacional.

A construção da época também é muito bem feita, os personagens são personagens de seu tempo. Por mais que os Caçadores de Sombra sejam um pouco a frente já que temos mulheres lutando, elas ainda estão numa posição diferente. Seja nas maneiras e preocupações das damas ou na forma como o controle do instituto estar nas mão de Charlotte incomoda (já que é ela que manda).

Recomendo muito o livro, para quem gosta de uma boa história de fantasia é um prato cheio e para quem gosta dos outros elementos que já ressaltei também. Divirtam-se.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Um comentário em “{euLi} As Peças Infernais – Cassandra Clare

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s