Publicado em Notícias

Atualização sobre o Prêmio Kindle de Literatura

Bom pessoal, como comentei no último post a Amazon agiu errado ao colocar como uma das 10 finalistas do Prêmio Kindle de Literatura uma obra publicada, já que o edital dizia que deveria ser uma obra inédita. E, aparentemente, eles reconheceram o erro, já que atualizaram a lista de finalistas ontem e removeram o livro Curral de Pedras de Jards Nobre e colocaram outro no lugar (confira a nova lista). Em nenhum momento a Amazon publicou qualquer nota de esclarecimento ou desculpas, como deveria ter feito depois das reclamações dos participantes, simplesmente anunciou a atualização da lista.

Conversei com Jards Nobre, ontem, após sua desclassificação, e a desorganização do prêmio parece ser ainda maior.

Eu não havia posto o livro para concorrer ao prêmio porque vi o regulamento. De repente, fui notificado que ele estava concorrendo, meio que automaticamente, por eu tê-lo enviado para o formato e-book, sei lá…Depois, fui informado de que estava entre os 10 finalistas… Achei estranho devido ao Edital. E, finalmente, fui informado que ele havia sido desclassificado, o que eu já esperava._ Jards Nobre

Para participar do prêmio os autores deveriam não só publicar seus livros na plataforma KDP, e sim usar a hashtag #premiokindle. O autor ainda explicou que o livro Curral de Pedras, foi produzido por uma gráfica que se intitula como editora, mas que ao concluir a impressão dos exemplares, entregou para ele e não fez nenhum trabalho de divulgação e venda.1980657_613554308700053_693932489_n

Não houve divulgação na imprensa, não houve distribuição em livrarias, nem ao menos em papelarias. Era minha primeira investida em “lançamento” de livro e, sem experiência e por morar num estado onde não existem editoras (dessas que põem os livros nas lojas, divulgam-no etc.), resolvi encomendar 1.000 exemplares, achando que haveria algum suporte por parte da ABC, mas eu mesmo tive de me virar para vender cada exemplar, de modo que as vendas ficaram restritas à minha pequena cidade no interior do Ceará. Nesse sentido, “Curral de Pedras” é um livro desconhecido. A maior parte dos exemplares ainda está comigo. Eu poderia até dizer que ele nunca foi lançado. Fico, porém, felicíssimo por ele ter ficado entre os dez finalistas ao Prêmio Kindle de Literatura 2016, e o fato de ele ser desclassificado diminui um pouco minha felicidade, mas simplesmente pelo fato de ele existir como livro impresso e, no entanto, não gozar da condição de livro publicado. Mas compreendo o Edital e aceitei de boa a desclassificação. _ Jards Nobre

É complicada essa questão, o que define um livro ter sido publicado? Precisa do respaldo de uma editora de verdade ou a iniciativa particular do autor conta? Esse caso só serve de exemplo da dificuldade que os autores brasileiros encontram para colocar seus livros no mercado. E da necessidade de mais prêmios como esse para incentivar os novos autores existirem cada vez mais e acontecerem de forma organizada.

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

2 comentários em “Atualização sobre o Prêmio Kindle de Literatura

Deixe um comentário

