Publicado em Projetos de Leitura

{ConhecendoClarice} Clarice, – Benjamin Moser (Parte I)

Oi pessoal! Como anunciei aqui na semana passada hoje começa o projeto Conhecendo Clarice, nesse projeto vamos descobrir aos poucos vida e obra da autora. Com base na biografia Clarice, de Benjamin Moser às sextas, a cada duas semanas, falarei um pouco sobre sua vida. E nesse meio tempo vamos conversando sobre algumas obras.

Hoje falei no canal sobre o capítulo 1 ao 10 da biografia, confira:

Não estou no projeto sozinha, a Isa do Dicas da Isa também publicou no seu blog sua opinião sobre esses capítulos. E você está convidado a ler com a gente. Também estão nesse projeto a Jennifer Geraldine e a Val do Uma pedra no caminho que está lendo os contos dela. Vamos falar muito de Clarice!

Uma das melhores definições que achei até agora sobre Clarice, ela meio que tinha a necessidade de omitir certos fatos da sua vida, e inventar certas historias, como por exemplo, que idade veio para o Brasil, que idade tinha quem eram seus pais. Sim o autor começa a historia meio que de traz para frente, subverte o tempo, mescla elementos, faz ligações entrecortadas que eu carinhosamente chamei de ordem clariceana.

Pois depois de nos apresentar essas partes da Clarice ele nos remete a relatos da irmã mais velha Elisa que escreveu um livro sobre a família Lispector. E é ai que somos levados para a Ucrânia, levados para Guerra Mundial, Guerra Civil Russa, para a extrema miséria, para o sofrimento de muitas pessoas, especialmente os judeus.

Confira a resenha completa no Dicas da Isa.

A próxima parte da biografia (cap. 11 ao 23) fica para o dia 3 de fevereiro!

clarice-2

Espero que gostem e participem do projeto! Beijos

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

16 comentários em “{ConhecendoClarice} Clarice, – Benjamin Moser (Parte I)

  1. Oi Thami!
    Amei esse projeto, e apesar de não ter me comprometido em participar com vocês, vai ser o máximo ir conhecendo um pouco mais da Clarice através de ti e das meninas.
    Gosto muitos das frases dela, porém nunca li nenhum livro e espero mudar isso em breve.
    Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s