Publicado em Projetos de Leitura

{ConhecendoClarice} Maratona Clarice

Maratona Clarice Lispector 1

Oi pessoal! Como vocês sabem está rolando aqui o projeto Conhecendo Clarice (se não sabe, clica aqui) em que estamos conversando sobre a vida e obra dessa grande autora. Para conhecer a história dela estou lendo a biografia Clarice, do Benjamin Moser (sexta passada não teve vídeo porque o computador está no concerto e o vídeo está nele, então vamos falar da biografia só semana que vem juntando as duas partes que faltam! Se tudo der certo o/). E conforme vou lendo a biografia mais curiosa fico para ler os livros e vários já se juntaram na lista, então resolvi propor uma maratona. Quero ler essa semana os livros que já foram citados até onde li na biografia. Semana passada teve resenha do primeiro romance da autora: Perto do coração selvagem.

Minha meta é ler essa semana os seguintes livros:

A Bela e a Fera: Este livro póstumo de contos, A bela e a fera, apresenta ao leitor duas Clarices: a primeira, uma jovem aflita, com imaginação de extrema vitalidade, que, aos 14 anos, começa a inventar histórias e a escrever contos insólitos que têm como marca a expressão de intensos impulsos emocionais. Clarice Lispector perdera pouco antes sua mãe, que já conhecera paralítica. A menina de 1940 carregava uma dor dupla: a perda da mãe, com quem mal pudera se relacionar, e o martírio de não tê-la salvo da enfermidade ao nascer, conforme a previsão dos médicos. Foi neste contexto que, a partir de 1940, surgiram os contos da primeira parte do livro: “História interrompida”, “Gertrudes pede um conselho”, “Obsessão”, “O delírio”, “A fuga” e “Mais dois bêbados”. E também os dois contos escritos em seus últimos meses de vida, em 1977 : “Um dia a menos” e “A bela e a fera”.

O Lustre: Em O lustre, trafega-se, a maior parte do tempo, pelo mundo interior da protagonista, Virgínia, desde sua infância em um remoto vilarejo do interior até a vida adulta numa cidade grande e solitária. Clarice não permite ao leitor ter completo acesso ao que se passa do lado de fora — a não ser na crua e, talvez, surpreendente cena final. No universo subjetivo da escritora, a única clareza está nos sentimentos. Virgínia ama seu irmão, Daniel, sua alma gêmea, seu senhor. Virgínia ama seu amante, Vicente, a quem conhece tão pouco… A história é contada como num jogo de luzes e sombras, cada parágrafo permitindo apenas antever, de relance, a força sufocante de tanto amor.

A cidade sitiada: Lucrécia Neves vive num subúrbio em crescimento, São Geraldo, na década de 1920. O desejo de ser rica e de sair dos limites da cidade a fazem apostar no casamento com Mateus, que a leva para morar na cidade grande. No entanto, a nostalgia do subúrbio a invade de tal forma que ela retorna a São Geraldo, agora tão diferente daquela em que vivera. Viúva, ela se vê diante da possibilidade de iniciar uma relação amorosa mais verdadeira com o doutor Lucas, fato que não se concretiza. A carta da mãe chamando-a para mudar-se para a fazenda dá-lhe uma nova chance de jogar-se numa aventura amorosa e na busca de si mesma.

Laços de família: Uma escritora decidida a desvendar as profundezas da alma. Essa é Clarice Lispector, que escolheu a literatura como bússola em sua busca pela essência humana. Sua tentativa de transcender o cotidiano revela-se em personagens na iminência de um milagre, uma explosão ou uma singela descoberta. Todos suscetíveis aos acontecimentos do dia a dia. Vidas que se perdem e se encontram em labirintos formados por uma linguagem única, meticulosamente estruturada. E é por essa linguagem que Clarice Lispector constrói uma obra de caráter tão profundo quanto universal.

A maçã no escuro: Neste livro, o atordoado Martim se torna um novo homem após ter supostamente assassinado a mulher. Fugindo do crime, acaba descobrindo-se por inteiro, desprezando os antigos valores estabelecidos em sua vida. Sua fuga, em vez de isolá-lo, remonta à criação do homem, de um novo ser surgido do nada. Em vez de julgar os personagens culpados ou inocentes, Clarice Lispector busca fazer deles aprendizes do mundo, onde cada etapa funciona como uma gênese de um ser recém-criado.

Será que dou conta? Vamos torcer! Quem topa ler comigo!? Conforme eu for lendo vou fazendo resenhas aqui! Acompanhe o @euliouvouler no instagram que lá vou avisando qual já acabei. E depois faço os vídeos no canal quando estiver em condições 😀

Comprando os livros da Clarice clicando nos link abaixo você ajuda o blog:

Todos os contos
A Bela e a Fera
O lustre
A Cidade Sitiada
Laços de família
A Maçã no Escuro
Outros livros: Clarice Lispector

Beijos

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

9 comentários em “{ConhecendoClarice} Maratona Clarice

  1. Oies Thamiris! Comecei a conhecer um pouco mais do trabalho da Clarice ano passado por causa da matéria de Literatura Brasileira 2, e eu amei! Já que você está se aprofundando na biografia da autora, não sei se você conhece um texto dela chamado “Carta ao ministro da educação”, não é muito conhecido e divulgado, mas é maravilhoso e mostra um outro perfil da autora, de luta e de sacrifício. Eu li o conto “Feliz aniversário” que está no livro “Laços de família” e amei, é bem pesado e real. Boas leituras para você! Bjos ❤

  2. Da Clarice, conheço apenas algumas citações mas sou super fã da autora mesmo assim. Que legal que você está fazendo esse projeto sobre a vida dela, pois ela é sem sombra de dúvida uma grande mulher e merece muito toda essa atenção! Eu não conhecia esses livros que você citou e já estou procurando alguns pra ler depois. Se eu puder dar um dica, na próxima maratona de algum autor que você fizer, fala sobre o Caio Fernando de Abreu, ou Caio Augusto Leite, comecei a me interessar pela literatura justamente através deles!

    beijinhos!

    1. Oi Camila, pois é, eu sempre tinha interesse mas também tinha lido muito pouco dela. Daí comecei a ler a biografia e foi me dando vontade de ler tudo porque tem muito a ver com ela mesma. Dicas anotadas, não li nada desses autores! obrigada por acompanhar. beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s