Publicado em Blogagem Coletiva, Debates e Reflexões

[BEDA] Blogagem Coletiva: Meu passado literário

bedaEsse BEDA já começa cheio de novidades! Como já falei por aqui tenho um grupo muito especial de amigos blogueiros, que na dificuldade de um nome melhor, intitulado Nome Provisório, a amizade entre nós só cresce e vai rendendo filhinhos: tem o Setembro Policial que nos uniu, o Grupo de Leitura #NomeProvisório que é aberto para quem quiser participar e agora uma Blogagem Coletiva. Sem falar que o BEDA rolando aqui também é influência deles. Preparamos para os domingos desse mês, posts que iremos fazer com a mesma temática. Vai ter lista, história, dicas de livros…Vai ser bacana! E para começar hoje cada um no seu blog, vai contar um pouco da sua história com os livros e assim vocês ficam conhecendo a gente um pouco mais.blogagem1

~ Meu passado literário ~

Minha memória não é das melhores, então não esperem que eu lembre qual foi o primeiro livro que eu li ou algo do tipo, porque não vai rolar. Mas livros marcam a nossa vida e alguns guardam histórias preciosas além das contidas nas páginas. Então vou deixar fluir algumas minhas.

17742272_1443459705728012_1817279040_n
Eu e minha mãe na Bienal do Livro do RJ de 2006 ou 2007

Sou filha de uma professora de português, maravilhosa, então não me faltou estímulo em
casa, aqui sempre teve muitos livros. Queria conseguir lembrar melhor os livros da infância, lembro de um exemplar rabiscado de Alice no país das maravilhas e também da felicidade de comprar O menino maluquinho na minha primeira bienal lá na quarta-série.

17670936_1440287466045236_1003571983_n.jpgUm divisor de águas para mim e muitos da minha geração foi a saga bruxa mais famosa e amada de todos os tempos: Harry Potter. Eu li o primeiro exemplar que minha mãe tinha, pouco antes do primeiro filme ser lançado se me lembro bem, mas ela não tinha o segundo e os outros. Então fui lendo emprestado até o quinto volume, fiquei no pé de algumas pessoas para isso, o sexto e sétimo ganhei de presente do meu pai. Foram os primeiros livros que eu senti aquela necessidade louca de ter, aí já estava mordida de vez pela tracinha dos livros, mas ainda não era uma acumuladora. Só fui ter todos os livros de Harry Potter em 2015, e termine de reler ano passado, continuo achando incrível.

17619549_1440287359378580_1256700124_nAgatha Christie também foi uma autora importante, meu padrasto tem uma coleção na estante, já li todos os dele, e foi mais ou menos minha fase depois de Harry Potter, não sei ao certo o ano. Sigo admirando os romances policiais da autora, ano passado tive a oportunidade de ler uma biografia escrita por um excelente autor e também fã (Agatha Christie From My Heart de Tito Prates), a entrevista que fiz com ele foi muito bacana. Ainda nesse momento investigativo, mas passeando também pela história e arte, li todos os livros do Dan Brown. Aqui já tinha sido lançado o Anjos e Demônios porque comecei por ele, então isso já era 2004-2005, também eram da minha mãe.

Em 2008 eu tive meu momento Crepúsculo, podem me julgar, fui daquelas que leu o terceiro e o quarto no computador porque vazou antes na internet de tanta ansiedade. Nem tenho o último volume, só os 3 primeiros, depois de um tempo desanimei de comprar e hoje estou querendo passar os outros para frente. Não acho que a saga sobreviveria no meu gosto a uma releitura e nem tenho vontade de fazer isso. Hoje concordo com várias críticas, e sei que a escrita da Sthephenie Meyer não é lá essas coisas, mas foi um momento divertido e romântico. Eu só consegui definir bem o ano porque eu estava no meu último da escola, mudei de colégio, então fica fácil lembrar algumas leituras de 2008.

17742278_1443443689062947_1728149607_nNa verdade tenho uma história bem mais bonita desse ano relacionada aos livros. Como eu disse antes, eu fui concluir meu Ensino Médio em outra escola que minha mãe dava aula, achando que eu teria mais chances de passar no vestibular (estudei a vida toda como bolsista na primeira escola e depois fui ser bolsista em outra também). A decisão veio depois que as aulas já tinham começado, e antes da mudança, uma professora incrível de história que eu tinha na escola antiga estava lendo A menina que roubava livros e contando um pouco sobre o Holocausto ela comentou do livro. Eu fiquei com muita vontade de ler e pedi a ela emprestado, só que nesse meio tempo, mudei de escola, mas ela não esqueceu meu pedido. Um dia estava esperando o ônibus e ela passou por mim (a primeira escola era muito perto da minha casa) e disse algo do tipo: “a que bom te encontrar, ia deixar o livro com sua mãe na escola mas então toma aqui”, eu disse obrigada, peguei a sacola, o ônibus estava vindo, me despedi rápido e e subi no ônibus. Só fui ver depois que o livro estava embrulhado, o embrulho lindo dourado da livraria Gutemberg, e só assim percebi que era presente. Vocês imaginam a felicidade da pessoa né, e fiquei muito sem graça de nem ter agradecido direito na hora. Nesse ano também li O caçador de pipas do Khaled Hosseini, um dos meus autores favoritos da vida.

Em 2010 eu comecei a fazer uma lista dos livros que li, faço até hoje no mesmo arquivo, impressionante como sete anos se passaram rápido. O ano anterior foi de poucas leituras, minha cabeça estava no pré-vestibular, mas me arrisquei a ler os primeiros de O tempo e o vento do Veríssimo (preciso retomar um dia) e li O mundo de sofia de Jostein Gaarder por recomendação do professor de filosofia do pré-vestibular (esse livro tem a mesma idade que eu).  Mas 2010 foi um ano de mudanças, trabalhei ela primeira vez e tive aquele gostinho inesquecível de comprar livros com o próprio dinheiro. Me dei de presentes livros que estão nos meus favoritos até hoje: a saga Millenium de Stieg Larsson e A mulher do viajante do17618880_1440287406045242_592141593_n.jpg tempo de Audrey Niffenegger. Os livros do Larsson vieram por indicação de uma colega no pré, mas o da Audrey foi aquele tiro no escuro na livraria. Gosto tanto desse livro que traz uma história de amor tão linda, que fiquei muito chat com histórias de amor, o nível ficou alto para me agradar. Também li o meu primeiro romance histórico da Philippa Gregory <3. Nesse ano comecei na faculdade no meio do ano, e ainda assim li 12 romances, depois a meta foi sendo aumentar o número de leituras, conhecer novos autores. Foi o ano que foi o segundo divisor depois de HP, me tornei uma leitora mais autônoma.


17671166_1443447319062584_119164568_n2011
trouxe outros autores favoritos como: Jane Austen,17506111_1443443655729617_1916484927_n John Boyne, Mia Couto. Foi o ano que comecei a ler As crônicas de Gelo e Fogo do George R.R. Martin, ou seja, se fosse um por ano já teria acabado. (Bora Martin!) Em 2012 a listinha cresceu muito, 27 livros, e s grandes revelações acho que foram Jogos Vorazes e Jorge Amado. Os livros destaques de 2013 foram de autores já citados, eu queria mais desses queridos que eu tinha descoberto, mas descobri nomes clássicos também como Poe e Borges (e outros autores latino americanos importantes), 17741421_1443459745728008_1815478133_nmas também foi a vez de chorar com A culpa é das estrelas. E foi o ano que o blog surgiu! O blog foi e é importante, um estímulo a mais para manter as leituras em dia o fato de ter com que compartilhar. O número de leituras só vem17760289_1443459815728001_88988197_n crescendo e acredito que a qualidade do que busco ler hoje também, a meta é sempre ler mais e explorar melhor o mundo literário, seja com autores de países e culturas diferentes, ou  que ajudam a expandir a mente e nos libertar de preconceitos, ou ainda com aqueles clássicos que estão na dívida. Vou parar o flashback por aqui já que chegamos há um passado mais recente, quer saber quais foram as leituras de 2014, 2015, 2016 e as que já foram feitas esse ano? Só navegar aqui pelo blog ou pelo canal no youtube.

Outra coisa que os livros sempre me trouxeram de bom foram amigos, a maioria dos meus amigos mais próximos gostam de ler. É um assunto que une e que você pode conversar horas sobre.

Confiram os outros posts do Nome Provisório: Ponto para ler, Plataforma Três Quartos, Café com Luke, Amante dos Livros e Geraldas

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

26 comentários em “[BEDA] Blogagem Coletiva: Meu passado literário

  1. Thami, adorei o seu post e me identifico com várias das leituras que você citou*-*
    Eu também tive a fase Crepúsculo e também fui um dos doidos que leu o livro vazado kkkk só que eu não tinha computador na época, então uma amiga do trabalho imprimiu o livro para que eu pudesse ler e para que ela tivesse com quem comentar, olha só o vício. O gosto pela história também não sobreviveu ao tempo, mas tenho muito a agradecer a saga Crepúsculo, pois foi com ela que estranhamente passei a procurar mais sobre terror que hoje em dia é meu gênero favorito.

  2. hahaha realmente temo várias coisas em comum.
    menina, sempre que vejo uma pessoa falando como HP e até Crepúsculo influenciaram na vida de leitor, eu me pergunto o que estava fazendo nessa época.
    hauhauhuha
    adorei!
    bjão

  3. Minha mãe também é professora! Mas dá aulas para as séries iniciais e tenho certeza absoluta que o meu gosto pelos livros foi influenciado por ela. Ainda que ela não curta os livros que eu gosto ela sempre me incentivou, nunca me reprimiu em nada, acho que por isso sou tão aberta a qualquer tipo de leitura.
    Sou da turma do Crepúsculo também, mas o amor acabou e já doei todos os meus livros. Tentei iniciar uma releitura e deixei para lá porque vi que ia acabar com a lembrança boa que eu tinha Hahahahaha
    Harry Potter não preciso nem dizer, né?! Hoje enxergo falhas na história, mas estou fora do público alvo então fico com a delícia de ter crescido com ele e de todos os elementos do mundo real que ela trabalha ao longo da história. Gosto muito disso!
    Esse ano estou mais seletiva, começando a escolher mais os livros que quero ler pelo que eles podem agregar na minha escalada literária. E estou me surpreendendo bastante! E também comecei a fazer lista do que leio, mas foi só em 2015, tenho até que atualizar a desse ano porque não coloquei NADA!
    Hahahahaha
    Amei seu post, Thami! ❤

    1. Isso é essencial né, a gente estar aberto para leituras diferentes, é mto bom! Ah essas mães professoras são maravilhosas, sou suspeita! Eu to querendo doar ou vender hahaha Atualiza sim, pq é bom para lembrar depois. Eu uso o skoob além da lista. E estou bem seletiva e buscando os clássicos. Obrigada! bjoo

  4. Oi Thami!

    Amei sua matéria. Que delícia deve ter sido ter todo esse incentivo à leitura desde sempre. Adorei conhecer um pouco mais da sua trajetória como leitora. Fiquei aqui imaginando sua felicidade ao comprar Menino Maluquinho na bienal. hahaha
    E que delícia deve ter sido esse encontro com Harry, hein?! Eu também só fui ter meus livros na juventude. Li tudo emprestado. hahaha’
    Sou doida pra A mulher do viajante no tempo.
    Linda matéria, Thami! ♥

    Cris
    Plataforma 9 3/4

  5. Nossa, super me identifiquei com suas leituras!! Também tive Harry Potter como marco divisor (só que segui para o Sherlock Holmes ao invés do Poirot, rs) e meu segundo marco divisor também acabou sendo a faculdade, pois fiz Letras, então isso delineou bastante minhas escolhas e mesmo a maneira mais crítica como passei a encarar a literatura. Adorei seu texto e seu blog, estou seguindo e quero participar também desse grupo do facebook, adoro trocar experiências literárias ❤
    Beijos!

    1. Sherlock só fui ler ano passado acredita !? Ah que bacana, eu fiz jornalismo mas tbm li muita coisa diferente nesse período. Já te aceitei lá no grupo, seja bem vinda!!! 😄 beijos

  6. Que Beda maravilhoso menina, eu só recebi influencia do meu tio mesmo em relação a leitura, ele é professor e sempre me dava seus livros, agora não abandono mais! Ótima postagem e que venham melhores linda, muito sucesso.
    Beijinhos

  7. Oi Thami!
    Amei conhecer teu passado literário!
    Eu adorei escrever sobre isso também, e infelizmente não tive incentivo dos meus pais na minha infância, mas não os culpo por isso, afinal eles nem tiveram oportunidade de estudar.
    Eu nunca li Crepúsculo, até vi os filmes, mas nunca me interessei muito pelos livros e quanto ao HP, confesso que vim me decidir mesmo que leria, quando comecei a ver seus videos ano passado quando releu a série.
    Obrigada pelas inspirações e estamos juntas no #NomeProvisório… Beijão!

    1. Oi Mércia! O bom é que vc ama ler e tenho certeza que vai passando isso para sua filha 🙂 Ah fico feliz de ter incentivado a ler HP, amo ahahah Sempre juntas o/ beijão

  8. OOi!
    Ameei conhecer sua história com leitora!
    Eu sempre gostei de ler, mas o amor mesmo surgiu com Crepúsculo. Acho que por isso tenho um sentimento especial pela saga. Depois viram outros também romances fantásticos, que era o meu gênero preferido. E estou aqui seguindo na vida de leitora. Ou diria “nas vidas”. haha

  9. Olá!
    Ai, adorei a sua ideia de fazer este post, no inicio do meu blog também fiz uma coisa do género… Eu acho que o primeiro livro assim “de gente crescida” que li (ehehe) foi “A doçura da chuva” de Deborah Smith, um romance lindo… Mas também sempre fui muito incentivada a ler desde pequena, embora os meus pais não sejam pessoas que lêem muito. Acabo por me sentir é um pouco “weirdo” por nunca ter lido Harry Potter, mas não gosto :p
    Também li todos os livros da saga Twilight, tenho todos e os filmes também, era louca por essa história!
    Relativamente a Agatha Christie, não consigo gostar, talvez pela época em que ela escrevia que, claro, influencia a forma dela de se expressar… Eu sou a doida dos policiais e então até acabo por me sentir mal por não gostar, mas enfim.
    Gostei do seu post 😉 E desculpe pelo comentário longo.
    Beijos!

  10. Muito bacana esse projeto. O primeiro post é essencial para essa apresentação. E seu passado é bem bacana. A gente sempre começa com livros considerados “modinhas” hahahaha. Infelizmente não tenho e nem tive nenhum incentivo com a leitura. Descobri esse mundo da forma mais engraçada possível e acabei me deixando ser controlado e cá estou eu, vivendo cada dia uma aventura.

  11. Sua trajetória como leitora é muito interessante me fez lembrar de como tudo começou para mim. Preciso muito ler Harry Potter, marcou a infância e a vida de leitor de muitas pessoas.
    Abraços

  12. Que post bacana!
    É bom lembrar dessas coisas…
    O que mais chamou a minha atenção foi o livro da Jane Austen. Acredita que nunca li?
    Preciso ler, urgentemente! Difícil encontrar alguém que fale mal da escrita dela.

    1. Difícil mesmo Suellen, dela já li bastante coisa quero fechar os que não li rs Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos! amo!

  13. Oi, moça. Primeira vez que vejo um post sobre o passado literário de uma pessoa. Lembro que um dos primeiros livrinhos que li foram de conto de fadas, aquelas maletas que vinham com coleção. Toda vez que passavam vendendo lá na escola eu comprava e pedia pra lerem pra mim.
    Outra coisa que também fez parte do meu passado literária foram umas revistas mensais gospeis que vendiam na Igreja que eu frequentava. Li até ficar “grandinha”.
    Depois quando já estava grandinha, fiquei anos e anos tentando ler um livro que minha irmã tinha, era “Idolo Teen” e eu não conseguia concluir a leitura NUNCA kkkk, mas era um livro tão bonzinho e gostoso que sempre que eu o via na estante eu voltava a reler. (Ainda não li esse livro todo até hoje)
    Enfim, o primeiro livro que fez eu embarcar mesmo nessa vida literária foi A Cabana. ❤ desde então, não parei mais de comprar livros.
    Antes do final do mês vou falar, lá no meu blog, sobre A Cabana e qual foi a importância dele na minha vida. Espero que você vá dar uma olhadinha lá.

    Amei o post. Beijos.

    1. Que bom que gostou, eu também tinha esses livros que eram vendidos na escola! Lembro que um era que nem com um castelo com os livros bem pequenos dentro, tinha me esquecido. Ainda não li A cabana, vou conferir seu post sim. Obrigada pela visita! beijos

Deixe um comentário

