Publicado em Eu li, Projetos de Leitura

{ConhecendoCervantes} Novelas Exemplares: Novela do Licenciado Vidraça e Novela da Força de Sangue

NOVELAS_EXEMPLARES_144936356132519SK1449363561BOi pessoal! Como explico no vídeo precisei fazer essa mudança no cronograma, hoje falaremos sobre mais duas novelas de Cervantes. Cheguei a “metade” de Novelas Exemplares com a quinta e sexta novela: Novela do Licenciado Vidraça e Novela da Força de Sangue, de uma eu gostei muito e da outra nem tanto pelo desfecho.

68172dff-758f-47d4-b809-c7ee0decd8a0
Continuo apaixonada pelas ilustrações, principalmente de mulheres.

A primeira achei muito criativa a forma que Cervantes traz a loucura na novela, temos um personagem que enlouquece e passa a acreditar que é de vidro e que ninguém pode encostar nele. Ao mesmo tempo ele fica muito sábio e várias pessoas passam a segui-lo pedindo conselhos ou que ele fale algo inteligente.

A segunda novela já foi difícil para mim, nela acontece um estupro e a personagem fica arrasada e se sente desonrada. Sua família a consola e esconde de todos o filho fruto dessa relação forçada. Ela nem sabe quem a violentou por ter ficado desacordada e depois vendada, até o clímax da história em que tudo é revelado e um laço de família reparado. Eu não gostei do final porque apesar de ser uma solução de acordo com a época foi difícil d engolir.

Saiba mais sobre o projeto Conhecendo Cervantes.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

14 comentários em “{ConhecendoCervantes} Novelas Exemplares: Novela do Licenciado Vidraça e Novela da Força de Sangue

  1. Oi, Thamiris, adorei seu post. Conciso, bem escrito e objetivo. Achei forte o segundo livro que indicou. Não sabia que Cervantes tinha escrito um livro cuja uma personagem é estuprada. Enfim, ler é cultura e derruba alguns mitos ou desinformações.

    Parabéns de novo!

  2. Eu queria muito esse livro ❤ Mas sabe quando a gente sabe que o livro vai passar meses, talvez anos, só pendurado ali na estante? Pois é… Ainda assim, pretendo ler Dom Quixote nesse ano 🙂 Vou te acompanhar pra saber o que você achou de Dom Quixote, curti o projeto

  3. Olá!
    Gostei muito da forma que você descreveu Cervantes. Já na segunda novela, senti que é muito emocionante e não sei se teria coragem para lê-lo, mas adorei as dicas.
    Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s