Publicado em Dicas

[BEDA] Flip – Festa Literária Internacional de Paraty

flip-logoOi pessoal! Hoje resolvi falar um pouco da Flip, um evento literário que morro de vontade de ir (espero concretizar isso esse ano), que acontece em Paraty aqui no RJ desde 2003. Lá autores nacionais e internacionais se reúnem em mesas de debates sobre temas variados que envolvem várias formas culturais. Esse ano o evento acontece entre 26 e 30 de julho. “Flipinha, FlipZona e FlipMais compõem o programa da festa, com atividades que combinam literatura infantojuvenil, performance, debates, artes cênicas e visuais”.

26865365331-86.png

Toda edição faz uma homenagem á algum autor brasileiro, e esse ano será sobre Lima Barreto (saiba mais sobre ele). Me sinto numa dívida imensa por não ter lido nada dele ainda, mas pretendo mudar isso em breve. O ator Lázaro Ramos lerá trechos de suas obras, durante uma apresentação ilustrada pela historiadora Lilia Schwarcz. “Conhecido por interpretar personagens marcados por suas condições sociais e raciais, como Zumbi do Palmares e Madame Satã, Lázaro Ramos também lançará no festa o seu livro “Na minha pele”, no qual aborda a sua trajetória como ator negro. Lilia Schwarcz levará a Paraty seu novo olhar sobre o autor homenageado, resultado de pesquisa de mais de uma década que gerou a biografia “Lima Barreto, triste visionário”, que será lançada em junho” (O Globo).

Aluns livros importantes do autor:

TRISTE_FIM_DE_POLICARPO_QUARESMA_1255287779B

Sinopse: Para Major Quaresma, a Pátria é um ideal que está acima de tudo. Visionário por excelência, suas idéias colocam-no em várias situações embaraçosas e levam-no até a ser internado em um manicômio. Tímido, discreto, ingênuo, é também uma palha de pureza a navegar num oceano de podridão. Este é um livro escrito com todos os nervos, mas principalmente com o coração, e que se destina a quantos tenham orgulho de ser brasileiros.

CLARA_DOS_ANJOS_1231451190B

Sinopse: “Em Clara dos Anjos relata-se a estória de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua. É uma estória onde se tenta pintar em cores ásperas o drama de tantas outras raparigas da mesma cor e do mesmo ambiente. O romancista procurou fazer de sua personagem uma figura apagada, de natureza “amorfa e pastosa”, como se nela quisesse resumir a fatalidade que persegue tantas criaturas de sua casta: “A priori”, diz, “estão condenadas, e tudo e todos parecem condenar os seus esforços e os dos seus para elevar a sua condição moral e social.” É claro que os traços singulares, capazes de formar um verdadeiro “caráter” romanesco, dando-lhe relevo próprio e nitidez hão de esbater-se aqui para melhor se ajustarem à regra genérica. E Clara dos Anjos torna-se, assim, menos uma personagem do que um argumento vivo e um elemento para a denúncia.”

CONTOS_COMPLETOS_DE_LIMA_BARRETO_1289603834BSinopse: Com organização, introdução e notas de Lilia Moritz Schwarcz, esta edição reúne os 149 contos do autor, resgatados por meio de pesquisas em manuscritos, edições originais, jornais e revistas da época. Tanto os contos menos conhecidos quanto alguns mais famosos, como “A Nova Califórnia” e “O homem que sabia javanês”, ressaltam o aspecto autobiográfico que, segundo a organizadora, perpassa toda a carreira de Lima Barreto.

Autores confirmados

1492471676300Uma das atrações já confirmadas é a presença da autora Scholastique Mukasonga. Ela nasceu em Ruanda e é radicada na França. “Mukasonga terá os livros Nossa Senhora do Nilo e A Mulher dos Pés Descalços publicados no País, pela editora Nós, com tradução da poeta Marília Garcia” (Fonte: Estadão).

marlon-e1490708859364

Outra presença confirmada é a do autor jamaicano Marlon James, vencedor do Man Booker Prize em 2015 pelo livro A Brief History of Seven Killings. O livro de Marlon James, no Brasil, vai se chamar Breve História de Sete Assassinatos e será publicado pela Intrínseca. A obra é de ficção mas fala sobre o ataque a Bob Marley em  1976 (saiba mais).

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

4 comentários em “[BEDA] Flip – Festa Literária Internacional de Paraty

  1. Ah que maravilha de evento Thamiris, eu também teria tamanha vontade de ir e ainda mais sabendo que terá obras sobre Lima Barreto, no qual admiro muito, espero que consiga ir e traga fotos para nós.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s