Publicado em Dicas

[BEDA] O que tem na prateleira? [4-Clássicos e Contemporâneos]

18136729_1471947982879184_1330403502_nNo O que tem na prateleira de hoje um cantinho bem especial, que alguns de vocês já devem ter visto pedaços porque aparece atrás de mim em vários vídeos do canal. 🙂 Eu vivo mudando a organização dessa parte, mas a ideia agora é colocar clássicos mundiais em cima.  E embaixo é dividido entre contemporâneos que gosto muito e livros nacionais e latinos. (Costumo por os que eu já li e gostei). Não tenho muito espaço então é o que consigo! hahah Depois me contem como vocês arrumam esses livros.

Os primeiros são os da coleção18109629_1471947999545849_1634232757_nLivro das Mil e Uma Noites” da Biblioteca Azul. Ainda está faltando um volume. Comecei a ler o primiro e parei, estava gostando aí resolvi completar a coleção primeiro. Depois estão os de Cervantes Novelas Exemplares e O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha (volume único com os dois livros). Esses estou lendo e fazendo o projeto Conhecendo Cervantes. Ao lado a biografia sobre o autor escrita por Jean Canavaggio.

Na sequência estão os dois livros do Fiódor Dostoiévski que tenho: Crime e Castigo (acabei de ganhar *.*, obrigada Fernando!) e Os irmãos Karmazov. Ainda não li nem um nem outro, mas não vejo a hora. E do lado os dois que tenho do Victor Hugo: O Corcunda de Notre Dame (incrível – resenha) e Os miseráveis (pretendo ler esse ano). Eu quero mais livros dele, já prevejo outras arrumações, porque gosto de colocar os livros do mesmo autor juntos.

18136574_1471947986212517_691990919_n.jpgDepois vem o livro de outro russo, Tolstoi, ainda não li mas só escuto maravilhas sobre Guerra e Paz  outros livros do autor. Querendo o Anna Karenina. Ao lado está Ilusões Perdidas do Balzac. Eu deveria mudar a ordem  deixar os franceses juntos.

Agora chegando aos latino americanos temos O jogo da amarelinha do Júlio Cortazar (comecei a ler uma vez e parei, preciso de mais tempo). Depois os dois que tenho do Gabriel García Marquez, quero muito ter todos os dele, porque ele é ele. Aí estão Memórias de minhas putas tristes e Crônica de uma morte anunciada, também já li o perfeito Cem anos de solidão. Ao lado está Herói Discreto do Mario Vargas Llosa (também gostei muito). Outro autor clássico que está aí é Borges com o livro de contos O livro de areia, também tenho o Ficção (tá emprestado), gostaria de completar essa coleção também. E o fininho escondidinho se chama Pedro Páramo do Ruan Rulfo, esses dois últimos autores são pioneiros no realismo fantástico.

18136663_1471947942879188_68849952_nKhaled Hosseine é um autor e médico afegão, e seus livros são incríveis. Tenho e li os 3: O caçador de pipas, A cidade do sol, O silêncio das montanhas. Ao lado estão os meus livros do Mia Couto (outro autor favorito): Terra sonâmbula (li e amei), A canção da leoa (idem), Cada homem é uma raça e O Outro pé da sereia que ainda não li, e por último os dois primeiros da trilogia As areias do imperador (o terceiro deve sair esse ano, eu li o primeiro, confira a resenha).  Coladinho e na mesma mágica das palavras em que parece que você está lendo poesia: Valter Hugo Mãe. Só tenho um livro dele: Homens Imprudentemente Poéticos (resenha). Mas já li outros: A desumanização, A máquina d fazer espanhóis e O filho de mil homens (as resenhas estão no blog). Perfeitos.

Nessa parte também estão alguns livros que falam de sociedade, política, preconceito… O da Ingrid Betancourt, NÃO HÁ SILÊNCIO QUE NÃO TERMINE – Meus anos de cativeiro na selva colombiana, contam o período que ela (senadora na época) ficou sequestrada pelas Farcs. Outra mulher forte está ao lado, uma jovem chamada Malala conta como foi o tentado do Talibã que sofreu por falar do direito feminino de estudar no Paquistão no livro Eu sou Malala. Com o tema relacionado está a HQ O Árabe do Futuro (que preciso ler). Já falei bastante de Chimamanda aqui e não vou ficar me repetindo, leiam Americanah (resenha) e todos os outros dela!

Tem um livro da J.K. Rowling perdido aí no meio? Não é que tem sim! Esse livro, Morte Súbita, é muito diferente dos outros que ela já escreveu, tem uma crítica social potente e por isso está nessa prateleira também. Já O tempo entre costuras de Maria Dueñas é um romance bem bacana, gostei bastante e18155432_1471947932879189_1055631986_n vi uma continuação em algum lugar.  A vida breve de Juan Carlos Onetti ainda não li, tô na dívida porque está na prateleira há tempos. E esse, Sangue no olho, da Lina Meruane me deu aquele baita susto, gente que livro é esse? Arraso! (veja na resenha).

Agora os autores brasileiros que estão aí: o primeiro é Esdras Pereira, recebi esse livro, Cicatriz na Parede, do autor e gostei, romance histórico bem construído. Ao lado Fim da Fernanda Torres, ela mesma a atriz, mostra que ela tem uma escrita bacana e eu aprovei a história bem carioca (saiba mais). Outros dois livros que recebi: Enfynie da Patrícia Fagundes, uma fantasia bem bacana (devia estar na prateleira de fantasia, papei mosca) e O inventário das coisas ausentes da Carola Saavedra (livrinho desafiador – resenha).18136805_1471947926212523_523446467_n

O Casamento do Nelson Rodrigues será minha primeira leitura do autor, só escuto maravilhas sobre ele. Do lado estão duas edições de Vidas Secas do Graciliano Ramos, a ilustrada e a comum (falei sobre as duas nesse post). Junto também está o livro de contos do filho dele Ricardo Ramos, Entre a seca e a garoa (ainda não li). O da Inês Pedrosa e de Raquel de Queiroz ainda não li, vieram em uma doação (adoro). O Cortiço de Aluízio de Azevedo e Noite na Taverna de Àlvares de Azevedo são dois clássicos que estou devendo, deveria ter lido na escola. As Meninas da Lygia Fagundes Telles, essa senhorinha é demais, leiam.

Eu me chamo Antônio do Pedro Gabriel é um dos poucos livros que já pensei em desmembrar para fazer uma colagem, um quadro…porque ele é tão legal que dá vontade de expor (conheça). E da Clarice Lispector (conheça o projeto Conhecendo Clarice), eu só tenho Laços de Família e A hora da estrela (dois livros incríveis). E ao lado está a biografia sobre ela, escrita por Benjamin Moser: Clarice, (resenha) .

Dois Irmãos do Milton Hatoum é incrível, me deu mais vontade de ler depois que vi e gostei de trechos da minissérie da Globo, daí não resisti e comprei. Em breve faço resenha sobre ele. Os últimos livros são bem diferentes, Seu Moço da Patrícia Pirota traz recados que você às vezes precisa ouvir (quase uma poesia – resenha), Cartas de amor da Patrícia C. Grade, traz cartas bem diferentes e que envolvem muita emoção (nem todas são boas) e Cartas do Coração da Elisabeth Orsini, eu conheci no Ensino Médio quando a autora veio a escola, ela reuniu cartas muito bacanas de várias personalidades.

Espero que tenham gostado, desculpa pelo post enorme! Se quiserem saber mais alguma coisa sobre um dos livros só perguntar nos comentários. Beijos

Veja também:

O que tem na prateleira: Romances históricos, Fantasia, Suspense.

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

5 comentários em “[BEDA] O que tem na prateleira? [4-Clássicos e Contemporâneos]

  1. Eu arrumo minha estante de formas bem aleatórias às vezes, tenho até em rascunho um post parecido com o seu em que eu mostro um pouco da minha última arrumação na estante.Em breve quero postar ❤ Gostei muito do cantinho com os clássicos e autores renomados. Empaquei na leitura de Cem anos de solidão e não sei quando voltarei, mas só vejo/leio elogios quanto a ele. Preciso ler!

    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com.br/

  2. OOi!
    Que beda legal! Conheço vários desses, mas nunca li nenhum. Na verdade, não me lembro de já ter lido um clássico, o que é uma vergonha pra mim. kkkkk
    Tenho vontade de ler esse da JK. ❤ Mil e Uma Noites também parece ser bom, minha mãe uma vez quase o compra.
    Beijoos!

    1. Leia q vc vai gostar! Os clássicos às vzs dão uma assustada mas é só a cara e o mito, alguns são bem tranquilos d ler. O da JK é ótimo, sono no estômago, ma s ótimo! Obrigada pela visita! bjos

Deixe um comentário

