Publicado em Eu li, Projetos de Leitura

{Conhecendo Cervantes} Novelas exemplares: Novela do ciumento da estremadura e Novela da ilustre fregona

Oi pessoal! Mais um post sobre duas novelas presentes no livro Novelas Exemplares, dessa vez falarei sobre a Novela do Ciumento da estremadura e a Novela da ilustre fregona. Esse post faz parte do projeto Conhecendo Cervantes que também inclui a leitura de Dom Quixote.

18254449_1480685845338731_212869109_nEu adorei a primeira novela, mesmo o final não sendo tão interessante para mim. Nessa novela temos um cara que leva o ciúme ao extremo e com isso se dá mal (ótima lição de que isso não vale a pena). Ele começa a história rico, mas gasta tudo (não é lá muito esperto) mas depois reconquista riquezas indo para as Índias. Que segundo Cervantes era (…)refúgio e amparo dos desesperados da Espanha igreja dos falidos, salvação dos homicidas, couto e ninho de jogadores (…). Mas mesmo assim ele não conseguiu uma vida tranquila e resolve arrumar uma esposa mesmo já tendo cabelos brancos. Só que ele é um cara ciumento e compra a mão de uma mocinha e a mantem dentro de quatro paredes para que ninguém a veja. É claro que isso não dá certo.

A segunda novela eu já achei muito enrolada e com temas repetidos das outras, aquelas reviravoltas de paixão e parentesco. Temos novamente uma jovem muito bela que “trabalha” numa estalagem, não faz muita coisa ali, mas os patrões a amam e ninguém sabe sua história. Misturado a isso temos dois amigos que apesar de ricos querem viver livremente e sem pouco, fogem de seus pais e acabam indo parar na estalagem, um se apaixona perdidamente e tenta conquistar a moça. Aí temos várias reviravoltas.

~ Compre o livro Novelas Exemplares na amazon  ajude o blog: clique aqui.

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

11 comentários em “{Conhecendo Cervantes} Novelas exemplares: Novela do ciumento da estremadura e Novela da ilustre fregona

  1. Não conhecia esse livro. As histórias das quais você falou nesse post parecem bem interessantes. Não é o tipo de leitura que eu costumo fazer. Porém, após ler o que você colocou, até fiquei curiosa. Talvez seja hora de ampliar meus horizontes.
    Beijos
    Mari

  2. Não conhecia esse livro. Mas as histórias mencionadas parecem interessantes mas não faz muito meu tipo então deixarei passar a dica. Obrigada.
    beijos

  3. Olá!
    Eu estou de olho nesse livro faz tempo, eu tenho o e-book e logo vou ler!
    O que eu queria mesmo era até te ajudar comprando aquele exemplar lindo, capa dura e tudo que tá lá na Amazon! Maaaaaaas, masssss tá carinho pra mim este mês!
    Adorei a resenha em vd. Parabéns!

  4. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro antes, mas as novelas parecem ser interessantes. AMO Dom Quixote, é meu clássico preferido, e confesso que nunca procurei saber de outra obra do autor, mas com ficarei ligada nesse projeto. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

  5. Oi, tudo bem?
    Bom, eu não conhecia esses e-boos, mas de certo modo me senti atraído por alguns comentários que você fez a respeito, de fato, eu acho que a primeira novela seria do meu agrado, aborda alguns temas interessantes, não que eu esteja desfazendo da segunda, mas não sei, me chamou mais atenção. Gostei bastante do seu vídeo e do seu modo de falar, vou me inscrever no canal!

    Beijos,
    http://www.justificou.tk/

  6. Oi Thamiris , sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, o vídeo ficou ótimo!!! Gostei da primeira novela, é bom que o autor tenha passado a mensagem das consequências do ciúmes. Nada em excesso é saudável. Mas confesso que a obra no todo em si, não chamou muita a minha atenção. Para os fãs com certeza pode ser uma boa leitura. Gostei da sua sinceridade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

