Publicado em Projetos de Leitura

{ConhecendoCervantes} Novelas Exemplares – Miguel de Cervantes (Parte 6)

Oi pessoal! Hoje encerramos a conversa sobre o livro Novelas Exemplares, com esse post sobre as duas últimas novelas: Novela do casamento enganoso e Novela e colóquio que houve entre Cipião e Berganza. Essas duas novelas se complementam, são as únicas no livro em que isso acontece. A impressão que passa é que Cervantes teve a ideia da segunda enquanto estava escrevendo a primeira, mas como o conteúdo renderia mais ele decidiu separar.

18871061_1515236551883660_1993063158_n-1.jpg

Essa novela faz pensar naquele ditado de ladrão que rouba ladrão, só que no caso seria quem engana alguém que tentou te enganar também. Aqui temos um soldado saindo do hospital e encontrando um amigo que se surpreende ao vê-lo tão mal. O amigo o convida para almoçar e eles conversam sobre a história dele. O soldado casou enganado por uma mulher que se dizia dona de uma casa e pequenas posses, mas ele também não era lá muito inocente nessa história. E no fim relata que quando estava no hospital ouviu dois cachorros conversando.

18816335_1515236545216994_835687593_n

Eu já tinha visto essa imagem no sumário mas não fazia ideia de que seria um colóquio entre cachorros e foi uma experiência mais interessante do que eu esperava. Não temos certeza se o soldado realmente ouviu ou imaginou o que anotou, mas é um diálogo bem profundo entre os cachorros Cipião e Berganza.

Os cachorros começam muito admirados de estarem com a habilidade de conversar, e assim resolvem contar um para o outro suas trajetórias até ali. Quem conta a história na verdade é Berganza, não cabe na novela a história de Cipião que ficou para o dia seguinte caso eles voltem a falar. Cipião o tempo todo apressa o outro e pede para ele não se perder em devaneios e mexericos para que dê tempo para os dois, mas a história de Berganza dura a noite inteira.

E não era para menos já que ele teve donos de vários tipos sociais como: ciganos, senhores, pastores, professores… A lista é longa e a análise que ele faz sobre seus donos é muito curiosa, ele também mostra como a humildade canina acaba conquistando as pessoas, mas que muitas vezes a grande expectativa colocada em cima dos caninos faz com que os humanos fiquem contra o amigo até então fiel. Fica a curiosidade na novela de porque eles estão falando, eles não sabem explicar muito bem, até há uma história envolvendo uma bruxa que poderia explicar mas não há certeza em cima dela.

Eu gostei muito de ler essas novelas e mesmo as que não gostei tanto por achar o tema donzela em perigo repetitivo, depois que li um texto do anexo sobre as mulheres entendi que há uma construção para mostrar o perigo que as mulheres corriam, como elas estavam a total mercê dos homens. Recomendo a leitura dos anexos que falam sobre as Novelas e sobre outras obras de Cervantes.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

2 comentários em “{ConhecendoCervantes} Novelas Exemplares – Miguel de Cervantes (Parte 6)

  1. Oiiii. Seu gosto para literatura é bem raro, sempre que venho no seu blog fico admirada.
    Como temos gostos diferentes, ainda não tinha ouvido falar desse livro e nem visto. Parabéns por conseguir fazer uma resenha explicando a história e contando também suas emoções sobre elas.

    Beijão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s