Publicado em Eu li

{euLi} Um pouco da Haminway e Assis Brasil

Baixar-Livro-O-Velho-e-o-Mar-Ernest-Hemingway-em-PDF-ePub-e-MobiSinopse: Essa é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Esse é o fio do enredo – fio tenso como o que prende na ponta da linha o grande peixe que acaba de ser pescado – com o qual Hemingway arma uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem- sucedido no seu trabalho.

UNS_E_OUTROS_1499783688692361SK1499783689BSinopse: A ideia do livro foi que dez autores da língua portuguesa escolhessem um conto cada, de um autor considerado clássico, para servir de inspiração para uma releitura original. Desta forma, o debate vai girar em torno das influências literárias, do processo de recriação de obras clássicas e dos efeitos do espelhamento resultante dessa experiência.

 

Eu que nunca tinha lido nada do autor Ernest Hemingway acabei fazendo duas leituras casadas :D. O velho e o mar foi uma das leituras do grupo de leitura Pacto Literário (participe). E eu me surpreendi com a leitura, é uma história curta de um personagem obstinado, aquela obstinação que beira a teimosia. Faz refletir já que o pescador Santiago, a personagem principal, ganha muito pouco com todo seu esforço. Ele pesca um peixe maior que o esperado que carrega o barco para o fundo do mar, deixando Santiago praticamente sozinho, tendo só a si mesmo com seus pensamentos.

Já o conto O fim de algo, está no livro Uns e Outros que veio no kit de aniversário da tag de julho (saiba mais). Um livro inédito com contos de autores renomados do mundo todo e releituras desses contos por outros autores incríveis da língua portuguesa. Cada um pode escolher o conto que queria e essa foi a escolha de Luiz Antonio de Assis Brasil. Um autor que eu não conhecia nada ainda.

O fim de algo é um conto de 1925 e mostra o fim de um relacionamento de uma forma inesperada para o expectador mas mostra como conhecemos pouco do que se passa na cabeça dos outros. A escrita de Hemingway é bem seca e direta, a reflexão fica para o leitor. E o mar está presente de novo, a pesca, era um tema recorrente para ele.

Já Assis Brasil chamou o seu de O início de alguma coisa [ Imitando Hemingway]. Em seu conto ela conta a mesma história do casal que sai para pescar mas de um ponto de vista diferente e acrescentando algo a mais ao final. Não sei se gostaria do conto se tivesse lido ele solto, mas é interessante ler como releitura.

Confira também:

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

6 comentários em “{euLi} Um pouco da Haminway e Assis Brasil

  1. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro por ora a premissa não me chamou tanto a atenção acredito que não séria uma leitura que me agradaria por não ser meu gênero. Mas que bom que você gostou da leitura.

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s