Publicado em Eu li

O Sorriso da Hiena – Gustavo Ávila #SetembroPolicial

O_SORRISO_DA_HIENA_773835496BÉ possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no crescimento delas.
Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos?

Gostei muito do livro, para mim não há justificativa para os planos de David e o envolvimento de William, eles não conseguem o meu perdão. O tema é riquíssimo: como o que as crianças vivenciam são capazes de influenciar suas vidas. Há muitas teorias sobre isso, duas filosóficas, como a de Rousseau que acreditava que o homem nasce bom mas é corrompido pela civilização. E a de Thomas Hobbes que acreditava que o homem não possui uma disposição natural para a vida em sociedade:  que a natureza humana é regida pelo egoísmo e pela autopreservação.”O homem é o lobo do homem.” Filosofia a parte sabemos da importância de criar as crianças em ambiente saudável e seguro emocionalmente.

Nós sem querer acabamos discutindo o tema quando o jornalismo e as pessoas caem no debate se dá para justificar os atos de criminosos que cresceram sem condições de vida e sempre maltratados ou se bandido bom é bandido morto. Não vou entrar nessa discussão aqui, porque o livro não entra, mas como podem ver o tema é polêmico e a trama se arrisca ao tocar no assunto, faz isso muito bem.

Esse livro é do Gustavo Ávila, ele primeiro pagou sua edição independente e recentemente o livro foi publicado com a mesma capa (ainda bem) pela Editora Verus, selo da Record. Percebi alguns momentos o trabalho de um escritor que está começando, mas a todo tempo fui surpreendida por uma trama policial que foge totalmente do esperado. Cheguei a pensar que sabia os caminhos que William ia tomar, os de David já sabemos de antemão, mas a grande surpresa é o psicólogo. O cara não é má pessoa e quer ajudar as pessoas, então fiquei esperando várias coisas dele  e fui constantemente surpreendida conforme sua vida vai se desmoronando.

Outro personagem principal é Artur, a trama acaba girando entre esses 3 homens, e o último é um detetive da polícia. E ele não é um personagem simples, poderia ser já que já temos duas mentes complicadas, mas não, ele tem um dos espectros do Autismo: a síndrome de Asperger. E com isso toda sua personalidade, a forma mais direta de falar e a dificuldade de entender os duplos sentidos. Também é muito inteligente e focado. Gostei muito dele, o livro não tem aquele apelo conscientizante, o detetive simplesmente existe e cumpre seu papel como todos. Aquela inclusão nada forçada e bem escrita.

Fiquei muito feliz com a leitura, embora o tema deixe a gente refletindo nas mazelas, mas fiquei feliz por conhecer um autor nacional tão bom. E ter minhas expectativas sanadas já que me recomendaram muito a leitura. Então leiam que não posso dar muito spoiler. E fiquem de olho que em breve ele será sorteado aqui no #SetembroPolicial.

Confira as outras resenhas do eu li e dos blogs parceiros no #SetembroPolicial clicando na aba.

Anúncios

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Um comentário em “O Sorriso da Hiena – Gustavo Ávila #SetembroPolicial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s