Publicado em Eu li

{mêshaloween} Edgar Allan Poe #1

Nesse mês Halloween selecionei alguns livros, não necessariamente de terror, mas que envolvem monstros, bruxas, vampiros e outros personagens clássicos. Para começar escolhi um livro de contos do Edgar Allan Poe, chamado Histórias Extraordinárias (pocket da Companhia das Letras). E conforme for lendo esses contos e outras obras do autor, vou dividir com vocês. O autor é conhecido por temáticas como: morte, desespero, loucura, grotesco e combina bem com esse mês.

Dois contos que gostei muito foram O gato preto e A máscara da morte rubra. O primeiro trata da perversidade do homem, o narrador, que antes era bonzinho, vai enlouquecendo aos poucos conforme adquire desprezo pela mulher e por um gato preto que antes adorava. Esse lado perverso vai se revelando e coisas muito estranhas e bizarras acontecem em resposta. O outro conto trata da morte por uma doença letal e sinistra chamada Morte Rubra, e como o descaso de um príncipe que não se preocupava com seus súditos o faz pagar um grande preço. No vídeo eu comento sobre a vida do escritor e leio esse conto.

Edgar_Allan_Poe_2_retouched_and_transparent_bgO autor

Poe teve uma vida muito infeliz e triste, cercada pela morte. Ficou órfão cedo e também perdeu a esposa, com uma vida regrada a bebida e ópio. Ele nasceu em 1809 em Boston. Sua carreira teve atos e baixos, mas teve pouco dinheiro na maior parte do tempo. O poema O corvo é considerado sua obra prima. Morreu de forma misteriosa, muitas histórias correm sobre sua morte, em uma delas ele foi encontrado em uma praça alternando delírios e inconsciência, e morreu logo depois.

Principais Obras

Contos : O gato preto, Ligéia, O coração delator, A queda da casa de Usher, O poço e o pêndulo, Berenice, O barril de Amontillado, Assassinato de Maria Roget, Os crimes da Rua Morgue, A Máscara da Morte Escarlate (ou Rubra), William Wilson, A carta roubada, O Retrato Oval.

Poemas: O Corvo e outros Poemas (1845), Annabel Lee, A cidade do mar, Para Helena.

Autor:

Estudante de Jornalismo na UFF, leitora voraz, que gosta muito de dividir com os amigos o que lê, o que gosta de ler e o que amou ler.

Um comentário em “{mêshaloween} Edgar Allan Poe #1

Deixe um comentário